Dois dos vândalos responsáveis pelas últimas pichações no Bondinho de Curitiba, localizado na Rua XV de Novembro, foram identificados com ajuda de imagens de câmeras de segurança e deverão ser ouvidos nos próximos dias pela Guarda Municipal.
Bodinho de Curitiba havia sido revitalizado
O Bondinho da Leitura havia sido limpo de pichações – durante uma ação da Associação Comercial do Paraná (ACP) que ocorreu em toda a Rua XV de Novembro – há apenas dois dias quando foi novamente vandalizado na madrugada desta terça-feira (18).

Guarda Municipal fala sobre vandalismo no Bondinho de Curitiba
O delegado Guilherme Rangel, secretário de Defesa Social de Curitiba, fez questão de ressaltar que pichação em patrimônio público ou privado é crime e está sujeito ao pagamento de multa de até R$ 10 mil. “Além de ser crime, prova que é uma questão cultural, educacional da pessoa que faz isso. O que ele subjetivamente considera arte, a sociedade considera crime”, disse.
Rangel ainda declarou ser lamentável que a Guarda Municipal precise deixar de lado casos que precisam de solução para identificar pichadores. “Eu acho lastimável a gente ter que ir atrás de pichador, perder o foco de outros crimes muito mais relevantes e ter que dar atenção a isso”.
Entre as punições que os pichadores do Bondinho de Curitiba poderão sofrer, conforme o secretário, estão as sanções criminais e a sanção administrativa, referente à multa. Os responsáveis também poderão ser obrigados a pintar o ponto turístico da capital.
Assista às reportagem sobre pichações:
O Paraná no Ar, da RICTV Curitiba | Record PR, falou sobre o vandalismo.