Brasileiros estão "abalados emocionalmente" na Turquia, diz Embaixada
A Embaixada do Brasil na Turquia afirmou que acompanha a situação dos brasileiros no país em relação ao terremoto que atingiu algumas regiões na noite deste domingo (5). Até o momento, não há registro de brasileiros mortos ou desaparecidos na cidade de Ancara e em seu entorno, sob jurisdição da Embaixada, ou em Istambul, área do Consulado-Geral.
Leia mais:
- EXCLUSIVO: Cônsul relata situação de brasileiros na Turquia após terremoto
- Terremoto na Turquia aconteceu no mesmo dia da tragédia em Taiwan
- Calorzão no Paraná: temperaturas chegam a 32°C; veja previsão
“De maneira geral, os brasileiros estão bem de saúde e abrigados, apesar de abalados emocionalmente”, afirmou a Embaixada.
Segundo a Embaixada, cerca de 350 brasileiros estão registrados junto ao setor consular da Embaixada em Ancara e mais 400 no Consulado-Geral em Istambul, que tem jurisdição em Istambul, Bursa e Izmir, “mas esse número deve ser maior”. A Embaixada relatou que estas regiões não foram diretamente atingidas pelo sismo. O terremoto de magnitude 7,8 atingiu principalmente a cidade de Gaziantep e proximidades e deixou pelo menos 5 mil pessoas mortas.
A Embaixada afirmou que “a possibilidade de que haja vítimas diretas do terremoto na área atendida pelo Consulado é menor, dada a maior distância do local onde ocorreu o sismo”.
“Temos notícias de famílias com brasileiros na região atingida que estão desabrigadas, mas felizmente não há registro de brasileiros mortos ou feridos. Tampouco temos registro de desaparecidos. Apenas uma família solicitou repatriação para o Brasil e outros consultaram sobre voo da FAB, mas não há nada previsto”, informou a Embaixada em nota.
Brasileiros podem pedir apoio à Embaixada
A Embaixada tem mantido contato com brasileiros através do e-mail do Setor Consular (consular.ancara@itamaraty.gov.br) e, em casos de emergência, pelo telefone de plantão consular 0533 424 04 29 (inclusive WhatsApp).