Ninguém ficou ferido no acidente (Foto: Colaboração)

Cães das raças Labrador e Golden Retriever estavam no banco traseiro

Um acidente no fim da manhã desta quinta-feira (12) envolvendo o choque de um carro contra um poste pode ter sido provocado pela presença de dois cães de grande porte, das raças Labrador e Golden Retriever, que estariam soltos no banco traseiro do veículo. De acordo com a Guarda Municipal, um dos cães teria pulado no colo da motorista e provocado o acidente – apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O veículo atingiu um poste do lado esquerdo da Avenida Cândido Hartmann em uma região próxima ao Parque Barigui. Com a colisão, o trânsito está parcialmente interrompido por agentes da Secretaria Municial do Trânsito (setran) e o desvio das linhas de ônibus Savóia, Bigorrilho e Turismo.

A batida interrompeu o fornecimento de energia elétrica na região e a previsão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) é de que a troca do poste seja concluída até as 16 horas.

Multas

Transportar animais de forma irregular no veículo é infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigos 252, I, e 235, consideradas de natureza grave (R$ 195,23) e média (R$ 130,16), respectivamente. De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), 2.335 infrações desse tipo foram registradas em rodovias estaduais e trechos urbanos no estado entre janeiro de 2016 e março de 2018. 

Orientação

O Detran-PR orienta que o animal, de qualquer raça, deve ser transportado em caixas especificas e, preferencialmente, no porta-malas. No caso de cães de grande porte, o correto seria utilizar cintos de segurança próprios para cachorros – o equipamento pode ser encontrado em pet shop. “Não se deve deixar a janela do veículo aberta, pois os animais podem colocar o rosto ou o corpo para fora e causar acidentes”, afirma Jussara Ribeiro, coordenadora de programas de educação para o trânsito do órgão.