A caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo, na sexta-feira (9), chegou em Brasília, neste sábado (10), e já está sendo analisada por equipes do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo o CENIPA, os trabalhos de preparação, extração e degravação de dados, irão seguir de maneira ininterrupta pelas próximas horas. Após a conclusão, a investigação da caixa-preta do avião avança para a fase de Análise de Dados. “Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, conforme o CENIPA.
O prazo estimado para a divulgação Relatório Preliminar do acidente aeronáutico, é de 30 dias.
O que é a caixa-preta?
Popularmente conhecidos como caixas-pretas, o Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) auxiliam nas investigações da causa do acidente. É possível verificar desde contatos enviados e recebidos para a torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, velocidade, altitude e potencia do avião.
Veja imagens da caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo e matou 62 pessoas






Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.