A Polícia Civil trabalha com três linhas de investigações para apurar as causas do acidente entre uma carreta e uma van que matou nove pessoas no dia 20 de outubro, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A van levava uma equipe de remo, de Pelotas–RS.

Caminhão parou 3 vezes para reparos antes de acidente que matou time de Remo
O acidente deixou nove mortos (Foto: Corpo de Bombeiros)

Conforme o delegado Edgar Santana, a Polícia Civil teve acesso a algumas imagens que mostram que o caminhão fez pelo menos três paradas para realizar algum tipo de reparo antes do acidente.

“A primeira linha, de respeito a uma falha humana na direção do veículo automotor, ou seja, uma imperícia por parte do motorista, não tendo habilidades suficientes para conduzir o veículo. A segunda possibilidade, uma falha mecânica, decorrente da quantidade de problemas que ocorreu. Durante o trajeto e a terceira possibilidade, os dois fatores, a falha humana aliada ao problema mecânico”, disse o delegado.

Caminhoneiro pode ser indiciado por homicídio culposo

O caminhoneiro envolvido no acidente que ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, deve responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Contudo, o delegado não descarta a hipótese de mudança no enquadramento.

Tudo o que se sabe sobre acidente com equipe de Remo na BR-376
Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente na BR-376 (Foto: reprodução/redes sociais)

“Precisamos realizar uma série de diligências e pode ser que no final do procedimento mude o enquadramento legal. Há uma possibilidade de o proprietário do caminhão também ser responsabilizado criminalmente, considerando a possibilidade de não terem ocorrido as manutenções preventivas no veículo. Portanto, precisamos aguardar o laudo pericial para constatar e nos informar o que ocorreu no veículo, se foi um problema pré-existente ou um problema que ocorreu durante o trajeto”, explicou Santana.

Lista dos atletas de remo vítimas do acidente da BR-376

Entre as vítimas estão adolescentes entre 15 e 17 anos, além de uma jovem, de 20 anos, um homem, de 43 anos, e o motorista da van, um homem de 52 anos.

  • Samuel Benites Lopes, 15 anos
  • Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
  • João Pedro Kerchiner, 17 anos
  • Helen Belony, 20 anos
  • Nicole da Cruz, 15 anos
  • Angel Souto Vidal, 16 anos
  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  • Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
  • Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.