Um grave acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, provocou a morte de um caminhoneiro de 37 anos nesta quarta-feira (8), por volta das 16h30. (Veja galeria de fotos abaixo)
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão-tanque carregado caiu em uma ribanceira e colidiu contra uma árvore, depois que motorista perdeu o controle do veículo e bateu contra uma mureta de contenção no Km-666 da rodovia.
No momento do acidente, havia garoa e um caminhão em pane mecânica estava parado na faixa, mais à direita da estrada, e era atendido por uma equipe da concessionária. Mesmo com o trânsito fluindo pelas duas faixas, a PRF acredita que a vítima possa não ter conseguido parar o caminhão quando avistou a lentidão do trânsito no local.
O motorista era natural de São Paulo e seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
Carga perigosa
O caminhão transportava 13,6 toneladas de ácido fosfórico alimentício e houve vazamento da carga perigosa no local.
Até a manhã desta quinta-feira (9), o veículo ainda não havia sido retirado e técnicos de uma empresa especializada avaliavam a situação.
Ácido fosfórico
O ácido fosfórico é líquido, incolor, solúvel em água e etanol, e absorve a umidade do ar. Na indústria alimentícia ele é comumente empregado como acidulante de refrigerantes (principalmente os de cola), doces, molhos para saladas, geleias, fermentos biológicos, refinação do açúcar, estabilizante de óleos vegetais, usinas de chocolate, entre outros.