15 motoristas foram autuados pelo Art. 165 do CTB e um motorista foi preso pelo crime de embriaguez (Foto: ilustrativa Pixabay)

A Operação Ano Novo durou cinco dias, e o maior número de motoristas embriagados foram registrados na região dos Campos Gerais do Paraná

Na Operação Ano Novo 2018, que aconteceu entre os dias 28 de dezembro a 01 de janeiro de 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um número elevado de motoristas embriagados nas estradas do Paraná.

Ao todo, dos 617 testes aplicados, 15 motoristas foram autuados pelo Art. 165 do CTB, e um motorista foi preso pelo crime de embriaguez.

Principais regiões

De acordo com informações da PRF, os principais problemas de embriaguez foram registrados na região urbana de Imbituva, Prudentópolis e de Ponta Grossa. No mesmo feriado, no ano anterior, foram registrados apenas dois casos de embriaguez.

Os principais problemas de embriaguez foram registrados na região urbana de Imbituva, Prudentópolis e de Ponta Grossa. (Foto: PRF)

Excesso de velocidade

Além dos 15 motoristas embriagados, também foram flagrados 2587 veículos com excesso de velocidade, considerada a principal causa de letalidade dos acidentes. 

 2587 veículos foram flagrados com excesso de velocidade (Foto: PRF)

Ao todo, neste feriado, 15 acidentes foram registrados, 25 pessoas ficaram feridas e quatro indivíduos vieram a óbito durante a operação.

Na operação do ano passado, 13 acidentes foram registrados, 23 pessoas ficaram feridas e não houve registro de mortes. 

Acidente mais grave

O acidente mais grave ocorreu na noite do dia 28 de dezembro na região de Imbituva, onde três pessoas da mesma família morreram ao colidirem frontalmente com um semi-reboque de um bi-trem de transporte de leite durante um forte temporal. 

Fiscalização

Durante a operação Ano Novo, a PRF fiscalizou 1352 veículos e 1072 pessoas. Destes, 125 motoristas realizaram ultrapassagens proibidas, 30 não usavam o cinto de segurança e quatro veículos dirigiam com crianças sem cadeirinha. Além disso, também foram recolhidas 16 CNHs e 28 CRLVs.

Segundo a PRF, 49 veículos foram removidos aos pátios da PRF por não terem condições de segurança ou terem débitos pendentes de pagamento.

Equipes de Educação para o trânsito abordaram 275 pessoas que foram conscientizadas da importância do cinto de segurança e da direção defensiva durante as viagens.