Capitólio: 5 mortes são confirmadas e cerca de 20 pessoas estão desaparecidas
Atualização: Na manhã deste domingo (9) o Corpo de Bombeiros confirmou que o número de mortes subiu para 10.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, durante coletiva de imprensa no fim da tarde deste sábado (8), que a tragédia ocorrida na região dos cânions de Capitólio (MG) deixou cinco mortos e cerca de 20 pessoas desaparecidas.
O desabamento de uma coluna rochosa, por volta das 12h30, atingiu três lanchas que estavam nas proximidades do paredão. Oito pessoas permanecem internadas. Outras 23 pessoas foram atendidas e liberadas.
De acordo com o coronel dos bombeiros Edgard Estevo, 40 bombeiros e mergulhadores trabalham para localizar os desaparecidos. As buscas devem parar no período noturno por questões de segurança.
Vídeos de Capitólio
Vídeos, compartilhados nas redes sociais, mostram o momento exato em que as rochas caem e atingem três lanchas foi registrado por pessoas que estavam no local. Nas imagens, é possível ver várias embarcações nas proximidades da encosta quando uma estrutura gigantesca de pedra se solta e cai em segundos. Assista:
Já terceiro vídeo mostra que turistas que estavam nas imediações perceberam a eminência do desabamento e gritaram para alertar as pessoas dos outros barcos. “Aquele pedaço vai cair. Sai daí”, grita uma mulher. “Está caindo muito pedra”, diz uma criança e logo são ouvidos gritos de pavor. Veja:
Governador lamenta tragédia no Capitólio
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), informou na tarde deste sábado que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil permanecem trabalhando no local. “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários”, escreveu Zema.
Marinha investiga o caso
Em nota, a Marinha informou que irá abrir um inquérito para apurar as causas do deslizamento.
“Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.”