Curitiba - Uma empresa de locação de carros de luxo com sede em Curitiba passou a ser investigada pela Polícia Federal (PF) por suposta participação no esquema financeiro vinculado ao falso banco digital The Boss. A empresa, segundo a PF, é liderada pelos irmãos Votroba, que também teriam atuado na captação de vítimas.

colagem com foto de um dos irmãos votroba e carro de luxo
Até o momento, sete empresas foram apontadas com envolvimento na The Boss (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

De acordo com as investigações, os responsáveis pela empresa atraíam interessados com a promessa de pagamentos mensais elevados. Para isso, solicitavam que as vítimas transferissem o direito de posse de seus veículos, sob o argumento de que os automóveis seriam usados em operações de locação de alto rendimento. No entanto, os valores prometidos não eram pagos, e os carros acabavam incorporados ao patrimônio do grupo.

Irmãos utilizavam igreja para conquistar credibilidade

A PF apura ainda que os irmãos utilizavam o vínculo com uma igreja evangélica em Curitiba para conquistar credibilidade e se aproximar de possíveis investidores. A estratégia, segundo a corporação, facilitava a disseminação do golpe entre membros da comunidade religiosa.

A empresa e locação de carros de luxo é um dos alvos da operação que busca desarticular o esquema ligado ao The Boss, investigado por causar prejuízo milionário e operar como pirâmide financeira.

Líder do The Boss é procurado pela Interpol

José Osvaldo, considerado o principal articulador do esquema, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal, a pedido da PF, após fugir com o colapso das fraudes. As investigações indicam que, dias antes da interrupção dos pagamentos, ele transferiu cerca de R$ 10 milhões para garantir o proveito dos crimes. Há indícios de que o investigado tenha deixado o país e esteja em local incerto, motivo pelo qual sua ordem de prisão também foi incluída na Difusão Vermelha da Interpol.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.