Os lotes de cartão-transporte adquiridos pela Urbs agora contam com nova tecnologia de segurança. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Neste novo formato, mais de 80 mil cartões com o novo padrão já sendo usados pelos paranaenses

Em Curitiba, mais de 60% dos passageiros do transporte coletivo usam o cartão-transporte para se deslocarem. E, pensando nisso, os lotes de cartão adquiridos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) agora contam com uma nova tecnologia de segurança avançada que tem o intuito de evitar fraudes.

Outros tipos de serviços

Além disso, a nova tecnologia permite também incorporar futuramente outros tipos de serviços de pagamentos no cartão, além do carregamento de créditos de passageiros.

Neste novo padrão, mais de 80 mil cartões com o novo padrão já estão sendo utilizados. As categorias isentos, estudantes e usuários são as que estão recebendo a novidade.

Os próximos cartões avulsos, que são vendidos em algumas bancas de revista, também vão vir no novo padrão tecnológico.

De acordo com Vilson Kimmel, coordenador da Área de Tecnologia de Informação da Urbs, o passageiro não nota a diferença. pois o cartão continua sendo igual ao antigo visualmente. “Trata-se de uma tecnologia mais moderna em termos de segurança para o sistema de transporte e que pode gerar facilidades no futuro para o cidadão, pois permite incorporar no cartão outros tipos de serviços de pagamentos”, explica.

Diga tchau ao dinheiro dentro dos ônibus

Com o cartão, os usuários podem evitar a circulação de dinheiro dentro dos ônibus e das estações, o que é, de fato, uma segurança extra aos passageiros e funcionários do transporte coletivo.

Além disso, a Urbs lançou em outubro o credenciamento que deve ampliar os locais de pontos de venda de carregamento de créditos, que é aberto a setores bancários ou financeiro, operadoras de transações eletrônicas em estabelecimentos comerciais, comércio varejista, serviços de venda e recarga de créditos eletrônicos para estabelecimento móvel, administração de cartões de créditos, débitos, alimentação, refeição, combustível.

Com isso, os cidadãos vão poder carregar os créditos em supermercados, farmácias, agências, lotéricas e outros pontos.