Por meio do Instagram, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre os esforços de resgate da jovem brasileira Juliana Marins, que está presa em um vulcão na Indonésia. Equipes de resgate estão trabalhando no resgate da publicitária desde a tarde de sábado (21).

De acordo com a nota do Itamaraty, o Governo Federal está trabalhando para o resgate de Juliana através do Ministério das Relações Exteriores. A princípio, a embaixada do Brasil em Jacarta teria sido acionada pela família da jovem, o que possibilitou o envio de equipes de resgate.
Conforme informações oficiais publicadas no Instagram do presidente Lula, dois funcionários da embaixada se deslocaram no último domingo (22), para acompanhar o resgate. Entretanto, a família Marins afirmou que Juliana continua presa no vulcão da Indonésia.
Leia a nota completa do Itamaraty publicada por Lula:
“Equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia iniciaram há pouco o terceiro dia do esforço de resgate de turista brasileira no Mount Rinjani (3.726 metros de altura), vulcão localizado na ilha de Lombok, a cerca de 1.200 km de distância de Jacarta. De acordo com informações recebidas pela equipe, a turista teria caído de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do vulcão.
“Desde que acionada pela família da turista, a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, o que permitiu o envio das equipes de resgate para a área do vulcão onde ocorreu a queda, em região remota, a cerca de quatro horas de distância do centro urbano mais próximo.
“O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com o Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia, e tem recebido das autoridades locais os relatos sobre o andamento dos trabalhos. Dois funcionários da embaixada deslocam-se hoje (dia 22) para o local com o objetivo de acompanhar pessoalmente os esforços pelo resgate, que foi dificultado, no dia de ontem (21), por condições meteorológicas e de visibilidade adversas.
“O Ministro das Relações exteriores, em nome do governo brasileiro, também iniciou contatos de alto nível com o governo indonésio com o objetivo de pedir reforços no trabalho de buscas na cratera do Mount Rinjani.”
Juliana Marins caiu em vulcão na Indonésia durante mochilão pela Ásia
A princípio, Juliana fazia uma trilha com uma agência especializada local. Ela teria deslizado cerca de 300 metros após uma queda em uma região considerada de difícil acesso.

De Niterói, no Rio de Janeiro, a brasileira fazia um “mochilão” pela Ásia. Parte das suas experiências eram compartilhadas no Instagram, com registro de passagens por países de diversos continentes, como Espanha, Holanda, Vietnã, Alemanha, Uruguai e Egito.
De acordo com seu perfil no Linkedin, Juliana indica ter trabalhado em empresas do grupo Globo, como Multishow e Canal Off, além da agência de marketing Mynd e do evento Rio2C, voltado à indústria criativa. Em seu perfil, também consta a formação em Comunicação pela UFRJ.
Brasileira Juliana Marins é encontrada morta
Nesta terça-feira (24), foi confirmada a morte da turista brasileira Juliana Marins. Clique aqui e entenda os detalhes do resgate do corpo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui