Curitiba - A celebração de milhares de pessoas no Centro de Curitiba pela premiação do filme Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 terminou em violência policial na madrugada desta segunda-feira (3).

Vídeos postados nas redes sociais mostram a ação ostensiva da Guarda Municipal de Curitiba e da Polícia Militar do Paraná (PM-PR).
As corporações utilizaram balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar o público presente à frente do Cine Passeio, localizado na Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba.
O evento, inclusive, foi organizado pela Prefeitura de Curitiba, que refletiu na fachada do Cine Passeio a cerimônia do Oscar 2025.
Nos vídeos, algumas das pessoas presentes questionam a ação ostensiva dos policiais, que só foi encerrada com a saída de todos as pessoas da Rua Riachuelo.
Mesmo sem registros de qualquer ação violenta ou criminal das pessoas presentes a Guarda Municipal disse que durante a ação foi hostilizada e a Polícia Militar relatou agressões.
Confira abaixo a nota de posicionamento das duas corporações:
Guarda Municipal
“A Guarda Municipal foi acionada, na madrugada desta segunda-feira (03/03), para atender uma denúncia anônima de pichação, na Rua Riachuelo, perto do número 480. O cidadão enviou para a Guarda, imagens do vandalismo. A pichação começou após o evento do Oscar, no Cine Passeio, que reuniu 5 mil pessoas, na noite deste domingo e transcorreu sem maiores problemas.
Durante a abordagem dos pichadores, os Guardas Municipais foram hostilizados. As equipes foram atingidas por garrafas e outros objetos atirados contra eles.
A Polícia Militar fez a dispersão do grupo.
Duas pessoas foram presas e encaminhadas para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil.
A prefeitura de Curitiba apoia e incentiva eventos culturais de rua, mas não irá tolerar ações de vandalismo e desordem em nossa cidade.”
Polícia Militar
“A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informa que, na madrugada desta segunda-feira (03), equipes policiais atuaram na segurança dos trabalhadores da Prefeitura de Curitiba durante a limpeza de vias no centro da cidade.
Como medida de segurança, equipes da ROTAM, do CHOQUE e de unidades especializadas foram posicionadas para garantir a integridade dos funcionários e permitir a execução dos serviços. No momento da ação, alguns indivíduos tentaram impedir a operação, atirando garrafas e outros objetos contra as equipes policiais.
Diante da necessidade de restabelecer a ordem e garantir a continuidade do trabalho, foi utilizada munição de impacto controlado para dispersar os agressores. A atuação ocorreu de maneira técnica e proporcional, sem o registro de feridos.
A Polícia Militar do Paraná reafirma seu compromisso com a ordem pública e com a segurança da população, atuando de forma permanente para garantir o cumprimento da lei e a tranquilidade da sociedade.”
Vídeos mostram ação da polícia após celebração ao Oscar em Curitiba
Vereadora de Curitiba acionará Câmara Municipal sobre incidente
A vereador Laís Leão (PDT) emitiu comunicado nas redes sociais em que aponta o ingresso de ação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para apurar a conduta da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
“As pessoas têm o direito de ocupar as ruas e a polícia tem que proteger as pessoas. Encaminhei um pedido de informações à Câmara Municipal. A população não pode ter medo da violência e a cidade precisa ser inclusiva”, disse a vereadora.
A Câmara de Curitiba está em recesso parlamentar e retomará as atividades nesta quinta-feira (6).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui