Cianorte FC afirma que jogador sofreu ataque racista; torcida ainda tentou invadir vestiário

Publicado em 20 jun 2022, às 12h01. Atualizado às 12h21.

O Cianorte Futebol Clube emitiu uma nota oficial no fim da manhã desta segunda-feira (20) afirmando que um de seus jogadores sofreu um ataque racista após a derrota do time contra o São Bernardo (SP), no dia anterior. O ataque teria sido feito por um torcedor do próprio time no noroeste do Paraná.

A nota do clube afirma que “novamente neste domingo um lamentável caso de racismo é registrado em nosso futebol. No jogo Cianorte x São Bernardo, nosso jogador Marcos Vinicius Silva Rocha Calazans relata ter sofrido injúria racial por parte de um torcedor presente. Estamos completamente consternados com o ocorrido e ressaltamos que repudiamos veementemente esse ato preconceituoso, que infelizmente continua a acontecer no futebol”.

O comunicado segue: “Lembramos que racismo é crime, sendo a atitude totalmente repudiada pelo clube que, no momento, oferece ao jogador todo o apoio, assim como informa que as medidas judiciais estão sendo tomadas”.

A nota termina dizendo ainda que a alegação de que o jogador teria se insurgido contra o torcedor “são infundadas, sendo que o Cianorte repudia qualquer ato de violência”.

Marquinhos Calazans

O atleta que alega ter sido alvo de ataques racistas é Marquinhos Calazans. Com 26 anos, o atacante estreou como jogador profissional pelo Fluminense (RJ). Passou ainda pelo São Paulo e estava no CRB (AL) antes de se transferir para o Cianorte. Este era o primeiro jogo dele pela equipe do ‘Leão do Vale’.

O jogador conviveu com diversas lesões ao longo da carreira, ficando meses parado nos clubes por onde passou. Em 2017, enquanto era jogador do Fluminense, ele foi agredido por dois torcedores do Flamengo, que acertaram seu joelho direito, operado meses antes.

Confusão

A partida aconteceu às 16h deste domingo (19) e era válida pela 10ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Assim que o juiz apitou o fim da partida, decretando a derrota do ‘Leão do Vale’, torcedores mais exaltados começaram a xingar alguns jogadores da equipe.

De acordo com a PM, um dos jogadores ficou descontente com a postura da torcida e, ao se dirigir ao vestiário, investiu contra um torcedor, chutando o alambrado do estádio. Os ânimos se exaltaram e os torcedores começaram a tentar remover barreiras de metal para invadir o vestiário.

A PM, que já estava no estádio para a segurança da partida, foi até o ponto do estádio em que a confusão estava acontecendo, com o intuito de evitar que houvesse a invasão. Alguns torcedores jogaram pedras e pedaços de madeira contra os policiais.

Os torcedores acabaram indo embora e ninguém foi preso. Parte das estruturas de metal ficaram avariadas e um Boletim de Ocorrência foi feito.