O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Formosa, localizado na Rua Coronel Herculano de Araújo, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, foi invadido no início da manhã desta quinta-feira (23) por um homem que fugia de suspeitos armados. O rapaz chegou correndo na unidade educacional, assustando funcionários e também as crianças que já estavam no CMEI. Ao todo, cerca de 60 pessoas estavam no local, entre alunos e colaboradores.
De acordo com informações da equipe da RIC Record TV, o homem que invadiu o CMEI é usuário de drogas, conhecido na região, e afirmou que estava fugindo de três pessoas armadas que tentavam matá-lo, dois homens e uma mulher. Para proteger as crianças, funcionários da escola fecharam os portões para impedir que um tiroteio acontecesse. Câmeras de segurança da região flagraram o momento em que o rapaz estava sendo perseguido.
Veja o vídeo:
A correria foi tanta que uma cozinheira chegou a cair, nervosa com a presença do rapaz, que estava desesperado e implorando por ajuda. Testemunhas relataram que os homens chegaram a fazer ameaças para que os colaboradores do CMEI abrissem os portões. Havia ainda a preocupação com os alunos de uma escola municipal que fica na frente do CMEI e que também já estava ocupada no momento, com cerca de 70 pessoas.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas. Com medo, o homem pediu para ser levado pelas equipes e foi retirado do local. As crianças do CMEI foram liberadas e entregues aos pais ou responsáveis.
Atualização
A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota, que as crianças permaneceram em segurança e que as unidades estão preparadas para atender situações como essa. Veja na íntegra:
“A direção do CMEI Vila Formosa acionou a Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência rapidamente nesta quinta-feira (23). O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes. As crianças permaneceram em segurança. As unidades da rede municipal estão preparadas, pelo projeto Conhecer Para Prevenir (CPP) para agir em situações como essa. O CPP é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), com o intuito de instruir e preparar crianças, professores e funcionários sobre como devem agir em casos de acidentes ou eventos que envolvam abandono do prédio, incêndios ou inundações, por exemplo. Também orienta para a necessidade de permanência na unidade como em caso de tiroteios, invasões e outras situações de emergência.”