Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (29) por manter quatro cobras em cativeiro no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Os animais estavam na casa do suspeito. Entre as espécies apreendidas está uma píton albina de três metros e três corn snake, também conhecida como cobra do milho.

A operação de resgate das cobras em Curitiba foi comandada pelo delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Após preencher um Termo Circunstanciado, o suspeito foi liberado. Já os animais devem ser encaminhados para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

cobras em curitiba
(FOTO: DIVULGAÇÃO/ POLÍCIA CIVIL DPMA)

Conheça as cobras apreendidas em Curitiba

As duas espécies de cobras apreendidas em Curitiba não são peçonhentas e também não correm risco de extinção. De acordo com Laiola, a denúncia dos animais no CIC foi realizada de forma anônima e no local constatado que o homem não tinha documentação para manter os répteis em cativeiro.

“Ele vai responder pelo crime de manter animal silvestre em cativeiro e se condenado pode pegar até um ano de prisão. Já estamos o órgão ambiental a fim de recolher esses animais”, contou o delegado.

Na residência do suspeito foram encontradas três animais da espécie corn snake, que também foi localizada durante a apreensão de cobras no Distrito Federal. O réptil tem origem americana e é bastante utilizada em exposições e também como alimentação de outras cobras.  

Já a píton albina vive em florestas úmidas e zonas rochosas, próximo a água. Este animal pode chegar a ficar até 20 minutos submerso. Apesar da cobra apreendida em Curitiba ter três metros, este réptil pode atingir 8 metros e pesar até 80 quilos.

(REPRODUÇÃO/ POLÍCIA CIVIL DPMA)
Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.