Um dos blocos do Colégio Esperança Favaretto Covatti, em Toledo, foi interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento. A decisão foi do núcleo de Educação em parceria com a direção da instituição.
A reportagem da RIC Record TV conversou com a diretora, Dulcinéia Costa Rosa, que relatou que o problema é antigo. “De umas semanas para cá, começaram a aparecer novas rachaduras todos dias”, explicou. De acordo com a direção, de 2012 pra cá, três reformas foram feitas para reparar as rachaduras. O problema agora está no muro de contenção da calçada, que pode provocar um desabamento a qualquer momento.
Segundo relato do capitão do Corpo de Bombeiros, Luís Eduardo Zarpelon, a interdição foi uma medida preventiva. “Até que se saiba o real motivo das rachaduras, esse bloco está interditado”, comentou.
Em entrevista à equipe da RIC Record TV, o chefe do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Guimarães, afirmou que uma verba foi destinada ao colégio no ano passado para reparar as rachaduras, porém, o planejamento foi alterado. Um engenheiro contratado pelo Governo do Estado fará avaliação do solo da instituição. “Estamos entendendo o que está acontecendo primeiro. Se o laudo apontar que o espaço não é seguro, vamos precisar de local diferente para abrigar os alunos”, relatou.
Enquanto o laudo técnico não sai, as aulas presenciais estão suspensas no colégio. A diretora espera que a secretaria de educação avalie a seriedade da situação. “Que esse engenheiro venha rápido, para que possamos dar uma resposta a comunidade escolar”, finaliza.