Comandante da PM confirma inquérito sobre morte do presidente da Fúria

por Eduardo Teixeira
com colaboração da repórter Vanessa Fontanella
Publicado em 3 ago 2022, às 12h54. Atualizado em: 18 abr 2023 às 10h51.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3) o Coronel Hudson, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná se pronunciou sobre a morte do presidente da Fúria Independente Mauro Urbim. O militar deu detalhes do inquérito que foi instaurado e sobre os policias envolvidos no caso.

Mauro Machado Urbim de 41 anos morreu na noite da última segunda-feira (1º) após ficar dois dias em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. De acordo com testemunhas, durante a partida entre Paraná Clube e FC Cascavel, pela série D do Campeonato Brasileiro, no último sábado (30), ele foi pisoteado por um cavalo da PM e teve morte cerebral.

“Chegaram várias versões para a PM, entre elas que o senhor Mauro corria no momento do fato, tropeçou e bateu a cabeça no chão. […] Não estamos deixando de verificar nada que está sendo apresentado. Solicitamos todas as pessoas que estavam no estádio e viram o que ocorreu ou que tenham alguma filmagem, que tragam isso para a PM. […] Não estamos nos isentando de nenhuma responsabilidade, mas o momento é de respeito a família e a memória do senhor Mauro Machado Urbim.

disse o Coronel Hudson.

Na sequência da entrevista, o comandante falou sobre os agentes envolvidos no caso e os próximos passos da investigação da causa mortis, ou seja, o que de fato causou a morte de Mauro.

“Tudo depende de perícia, do laudo do IML para ver qual foi a causa mortis do senhor Mauro. Nós abrimos um procedimento administrativo onde o inquérito policial já ouviu 11 policiais militares da cavalaria, pedimos perícias no estádio, da situação, até o momento segue trabalhando normalmente. Buscamos filmagens das proximidades com o objetivo de esclarecer o que ocorreu”.

“Não é comum este tipo de situação. O cavalo tem medo, ele não faz isso. Mas não que isso não possa ter ocorrido.”

concluiu.

Nota oficial da PM

Nesta terça-feira (2) a Polícia Militar emitiu uma nota oficial sobre o caso. Confira:

“Neste sábado, dia 30/07, no intervalo do jogo entre Paraná Clube e Cascavel, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

As equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis.

Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio. Após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado.

Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador.

Será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes.”

Mostrar próximo post
Carregando