A previsão é que o julgamento dure, ao menos, três dias (Foto: Giulianne Kuiava)

A previsão é que o julgamento dure, ao menos, três dias; as primeiras testemunhas foram ouvidas nesta tarde

Começou na tarde desta quarta-feira (04) no Tribunal do Júri, em Curitiba, o maior julgamento da história do Paraná. Os réus são 13 policiais militares acusados de matar cinco homens no dia 11 de setembro de 2009. Entre as vítimas estavam três adolescentes.

Amigos e familiares dos policiais compareceram na local vestindo camisetas com mensagens de apoio a eles, mas foram barrados pelo Ministério Público do Paraná.

O caso

Na época, os PMs alegaram que estavam em perseguição com o grupo, que praticava um assalto no Alto da Glória. A defesa afirma que as vítimas dispararam contra os PMs depois de furarem um bloqueio da Rotam, ignorando a ordem de parada. Os agentes então teriam revidado, levando a óbito os cinco suspeitos.

De acordo com Alexandre Ramalho, Promotor e Assistente de Acusação, na ocasião os jovens teriam sido detidos, levados para um matagal e executados pelos policiais.

Duas vítimas eram investigadas por envolvimento com facções criminosas. Com os corpos foram encontradas cinco armas de fogo e uma grande quantia em dinheiro que, segundo a polícia, era produto de roubo.

Julgamento

O MP-PR informou que serão ouvidas 47 testemunhas de defesa e 10 de acusação para então ocorrer o interrogatório dos acusados. A previsão é que o julgamento dure, ao menos, três dias.  

Assista à matéria completa:

Leia também: