Curitiba - Novas imagens de câmera de segurança mostram a confusão entre um comerciante e um homem que acabou em morte no domingo (17), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O comerciante atirou e matou o rapaz apontado com um suposto assaltante (veja o vídeo abaixo). 

Comerciante matou suposto assaltante em São José dos Pinhais
Defesa diz que vídeo comprova que comerciante agiu dentro da legalidade (Foto: reprodução / câmera de segurança)

O vídeo mostra o comerciante se aproximando do rapaz, que estava sentado na calçada. Ele começa a apontar para alguns pertences que estavam em posse do homem que foi morto e, em seguida, pega um dos pertences. 

Depois disso, o rapaz se levanta e olha para trás e fala algo para o empresário. O comerciante então vai atrás e agride o jovem. O disparo teria acontecido após essa confusão, segundo as investigações. 

Assista ao vídeo da confusão:

Vídeo flagrou confusão que antecedeu a morte do homem (Vídeo: reprodução / RICtv)

Relembre o caso 

 O comerciante Orlando Machado, suspeito de matar um homem após reagir a um assalto, se apresentou à delegacia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com as informações apuradas pela RICtv, o caso aconteceu neste domingo (17), quando testemunhas relataram que houve uma discussão entre o comerciante e o suspeito. Durante a briga, Orlando teria sacado uma pistola e disparado contra o peito do homem, que caminhou por alguns metros antes de cair no chão e morrer no local.

Equipes do SAMU e da Polícia Militar foram acionadas, mas o homem acabou morrendo no local. Os policiais recolheram um estojo de munição calibre .380. Durante diligências, policiais também encontraram munições calibre .38 em um imóvel ligado ao comerciante.

Local onde comerciante teria matado o assaltante
Comércio do empresário foi alvo de diversos furtos, disse a defesa (Foto: reprodução / RICtv)

O que diz a defesa do comerciante que matou o assaltante

Em entrevista ao programa Balanço Geral Curitiba, nesta quarta-feira (20), o delegado Caio Percival, que representa o comerciante que matou o suposto assaltante, disse que essas imagens comprovam a versão apresentada pelo cliente. 

 “As imagens só trazem a legalidade da ação do senhor Orlando. No dia anterior, ele teve seus pertences roubados e no dia seguinte encontrou um rapaz em frente a sua loja, com os seus pertences. Ao invés de sair atirando, ele aborda o rapaz e verifica que os pertences estão ali. Nisso, ele disse ao rapaz que iria chamar a polícia. Esse rapaz, mesmo diante de uma arma de fogo, mesmo diante da prisão em flagrante devidamente autorizada pelo código penal, dada pelo senhor Orlando, levanta e sai andando com seus pertences”, disse Percival. 

Além disso, o advogado afirma que o comerciante esperou até o último momento para tomar a atitude de atirar contra o rapaz. “Ele se armou para atacar um senhor de 72 anos de idade”, concluiu o advogado. 

A Polícia Civil segue investigando o caso. Na segunda, o delegado Fábio Machado afirmou que o comerciante deve responder por homicídio qualificado. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.