Um casal que anunciou móveis para vender em um site de compra e venda pela internet foi alvo de bandidos e viveu momentos de pânico em Quatro Barras. Eles publicaram o anúncio de um jogo de cozinha em um site especializado neste tipo de negociação. Pouco tempo depois, um trio de possíveis compradores se interessou pelos produtos e foi até a residência para verificar os móveis.

Segundo as vítimas, os dois rapazes e a moça, que se passaram pelos compradores, eram simpáticos e a negociação parecia estar bem encaminhada, quando foi anunciado o assalto. “A moça levantou, me amarrou e me jogou no chão. Logo depois um dos rapazes amarrou meu marido no sofá e apontou uma arma pra gente”. “Eles foram até o quarto, pegaram vários objetos, roubaram nossos cartões e começaram a anotar as senhas e todas as informações, para que pudessem sacar dinheiro”, afirma uma das vítimas, que não quis se identificar.

“Eles passam confiança pra você, são simpáticos. O falso comprador falou que desmontaria o armário e que pegaria o móvel outro dia, pois ele trabalhava cedo. Estávamos muito tranquilos. Quando você vê uma mulher junto, você tem mais confiança”, afirmou a vítima.

Todos os objetos roubados foram colocados dentro do carro das vítimas, que também foi levado. No total o prejuízo chegou a quase R$ 15 mil. “Jamais vamos anunciar mais nada pela internet”.

Confira a reportagem exibida no programa Balanço Geral Curitiba:

Dicas de segurança

Segundo o delegado de Quatro Barras, Osmar Feijó, os bandidos utilizam a internet para localizar possíveis vítimas. De acordo com ele, os cuidados precisam ser redobrados na hora de fazer qualquer anuncio ou negócio pela internet.  “Procurem evitar divulgar os endereços de casa nos anúncios e quando anunciarem algum produto, não deixem esse objeto dentro de casa. Leve o produto até uma garagem, por exemplo, fora da residência, para que os possíveis compradores não entrem dentro da sua casa. Também é muito importante não estar sozinho na hora da negociação. Chame um amigo ou um vizinho para estar junto na hora da visita. É importante que as pessoas que vão olha o produto vejam que tem mais gente dentro de casa”, conclui.

O coronel de reserva da Polícia Militar e consultor em segurança, Jorge Costa Filho, também dá algumas dicas para negociações realizadas por sites de compra e venda pela internet. Segundo ele, é importante pedir sempre uma identificação e, se possível, tirar uma foto do possível comprador. De acordo com o coronel, se o bandido souber que será identificado, possivelmente pensará duas vezes antes de cometer o crime.  Confira algumas dicas abaixo:

Imóveis

* De preferência coloque o imóvel a venda numa corretora, pois assim a mesma irá se responsabilizar pelas pessoas que levar até seu imóvel para visitá-lo.

* Caso queira vender pessoalmente sem intermediações, não receba pessoas que não tenham agendado a visita;

* E ao marcar a visita informe o pretenso comprador que para acessar ao edifício todos deverão se identificar e tirar uma fotografia para registro na portaria (tal informação irá minimizar muito o risco, pois ao saber que serão identificados, os marginais irão com certeza procurar outra vitima);

* Marque um horário em que não esteja sozinho/a no apartamento, pois isso também irá dificultar a ação das pessoas má intencionadas;

*Se o seu prédio não possua controle de acesso, o ideal é se encontrar na portaria, pedir um documento de identidade, fotografe o documento e a pessoa e já mande as imagens para um arquivo. Com essa ação, se a pessoa tiver alguma intenção, com certeza não irá concretizar o roubo, pois saberá que será identificado posteriormente.

* O mesmo comportamento também deve ser adotado para aumentar a sua segurança em qualquer tipo de transação, inclusive em sites como OLX, Bom Negócios, Mercado Livre, etc.

Trio de assaltantes já fez outras vítimas em Curitiba e RMC. Confira abaixo a matéria exibida pelo programa Balanço Geral Curitiba: