Uma terceira morte foi confirmada na manhã de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. Uma mulher de 27 anos teria morrido por dengue hemorrágica na cidade
A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta terça-feira (12) a segunda morte por dengue em Paranaguá, no Litoral do Estado.O taxista Celso de Oliveira, de 71 anos, morreu na sexta-feira (08), em um hospital particular de Paranaguá. Esta é a terceira vítima da doença no Paraná em 2016.
Saiba mais:
Saiba como o Zika é transmitido e conheça os sintomas
Entenda a diferença entre zika vírus, febre Chikungunya e dengue
Também no dia 08 de janeiro, morreu a estudante de letras Karinna Patrezzi, de 25 anos, vítima da dengue na UTI do Hospital Regional de Paranaguá. Já na manhã desta terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, confirmou a morte por dengue da agente penitenciária Renata Gaudêncio, de 27 anos.
Renata morreu de dengue hemorrágica na noite desta segunda-feira (12), conforme afirma a secretaria municipal de Foz, mas a Secretaria Estadual de Saúde diz que esta morte ainda está sendo investigada.
Epidemia
Cinco cidades do Paraná estão em estado de epidemia de dengue: Paranaguá, no Litoral, Munhoz de Melo, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá e Guaraci, todas na região Noroeste do Estado. Outras seis cidades estão em estado de alerta para a doença: Mamborê, Cambará, Santo Antônio do Paraíso, Ivatuba, Jataizinho e Foz do Iguaçu.
Zika vírus e febre chikungunya
O Paraná tem ainda 105 notificações da febre chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, quadro desses casos foram confirmados: em Telêmaco Borba, Jacarezinho, Mandaguari e União da Vitória. Além disso, foram registrados 30 suspeitas de zika vírus no Estado, nenhuma delas confirmadas.
O zika vírus, que também é transmitido pelo mosquito da dengue, é motivo de alerta especialmente para mulheres grávidas. O Ministério da Saúde já confirmou a relação da doença com a epidemia de bebês com microcefalia que ocorre no Brasil. Já são mais de 3 mil casos confirmados de microcefalia em todo o País, mas o Paraná ainda não registrou nenhum caso.