Conheça as principais causas de incêndio em carros e saiba se prevenir

por Maria Eduarda Paloco
com informações da RICtv e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 20 ago 2022, às 07h40. Atualizado em: 19 ago 2022 às 21h07.

O Corpo de Bombeiros divulgou, nesta sexta-feira (19), que só este ano já atenderam 69 ocorrências de incêndio em veículos em Londrina, no Norte do Paraná. No estado, foram 1.270 casos registrados no período. A falta de manutenção é apontada como uma das principais causas desse tipo de acidente.

O tenente Justino, do Corpo de Bombeiros, aponta vazamento de fluídos e parte elétrica sem manutenção como os principais fatores que podem causar incêndio em carros.

“Em primeiro lugar, queria passar para todos os motoristas a importância de manutenção. As vezes você sente um cheiro de queimado no veículo, depois de um tempo passa. Pode ser um vazamento, e quando volta o cheiro, acaba ocasionando o incêndio,”

alerta o tenente Justino do Corpo de Bombeiros

Ele explica que a parte do capô é muito quente por conta do combustível. Como todo o fluido e sistema elétrico do veiculo passa por essa parte, é preciso estar com uma boa manutenção.

Previna-se

O tenente Justino explica que em caso de incêndio, a primeira atitude do motorista deve ser sair do veículo. Caso esteja em uma rua movimentada, é necessário “manter a calma” e avisar os outros condutores. Dessa forma, é possível evitar que o fogo se alastre.

Ele recomenda estacionar o veiculo em um local afastado de outros casos. Apesar de não ser mais obrigatório ter extintor no carro desde 2015, ele recomenda o uso em casos de incêndio.

Com o objeto em mãos, é possível abrir parcialmente o capô do carro e dar alguns jatos para conter o fogo, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele faz um alerta para que as pessoas façam um curso de como usá-lo.