O contador Laelso Tomas dos Santos, de 41 anos, foi algemado e contido por policiais militares na frente da filha de seis anos, na manhã de terça-feira (25), em Curitiba. O motivo? Só porque estacionou seu carro numa vaga de idoso. Por outro lado, policiais militares verificaram que o carro já tinha, além da documentação atrasada, quase 200 infrações de trânsito e mais de R$ 32 mil em multas.
Laelso contou ao repórter Wiliam Bittar, da RIC Record TV, que estava levando a filha numa consulta médica. Parou na frente de um banco, na Rua João Bettega, no Portão, para sacar dinheiro, porque a clínica só aceitava pagamento da consulta em dinheiro. Reconhece que não poderia usar a vaga, mas como estava com uma criança no carro, o saque era urgente e o estacionamento estava bem vazio, parou bem na frente da agência.
Ele diz que tão logo voltou para o carro, já foi algemado. Ele reconhece que o carro está com a documentação em atraso e que, se os policiais quisessem levar, poderiam. Ele só precisaria tirar a criança e pegar o celular, para ligar para a esposa. Mas afirma que os policiais não deram ouvidos ao pedido.
Por isto Laelso se deseprou, até tentou pedir ajuda a um motorista parado no semáforo. Mas levou uma chave de braço e foi levado ao chão pelos policiais, que o algemaram. “Não precisava isso. Eu não ia fugir. Tanto é que entrei no carro pra tirar minha filha pela porta do passageiro. Quem quer fugir não entra por esse lado do carro”, disse o contador.
A criança, que assistiu a tudo, gritou muito, desesperada, pensando que os policiais estavam matando seu pai. Os gritos da menina chamaram atenção de muita gente. Algumas filmaram o ocorrido. Porém, mesmo com a filmagem, a Polícia Militar afirma que a história não é bem essa contada por Laelso.
As filmagens, diz uma representante do 13.º Batalhão da PM, iniciaram após a abordagem policial. Por isto, é impossível afirmar que a abordagem ocorreu ou não de forma correta. “O Laelso foi até a viatura policial e tomou à força de volta a chave e o documento do seu veículo e foi até o carro, provavelmente no intuito de fugir“, afirma a porta voz da PM. Por conta disso é que os policiais seguraram e algemaram o contador.
A porta-voz ainda revelou que os policiais consultaram a situação do veículo e constataram que o carro tem seis anos de documentação atrasada, além de R$ 32 mil em multas. São 192 infrações de trânsito já impostas ao veículo e mais 12 em fase recursal.
Assista à reportagem completa, feita pelo jornalista William Bittar, e tire as suas conclusões: