Uma criança, que não teve a idade divulgada, morreu de covid-19 durante uma viagem com os pais ao Havaí, nos Estados Unidos. O garoto, que tinha menos de 11 anos, sofria comorbidades e acabou sendo infectado pelo coronavírus. Os pais, que já haviam sido vacinados, procuraram atendimento para o filho, mas o menino não resistiu.
De acordo com autoridades do Havaí, esta é a primeira morte de uma criança no estado desde o início da pandemia. O Havaí segue normas rigorosas, inclusive exigindo testes negativos de todos que desembarcam na ilha. Os familiares apresentaram os exames, porém, o garoto acabou sendo infectado.
“Os sintomas desenvolveram-se horas depois da chegada ao Havai, portanto é improvável que a criança tenha sido exposta aqui”,
declarou Brooks Baehr, porta-voz do Departamento de Saúde do Estado, ao Washington Post.
Com a vacinação em ritmo acelerado no país, os familiares receberam o imunizante, entretanto, estudos ainda não autorizam a aplicação em crianças, por isso, o menino viajou mesmo não tendo recebido a vacina.
O hospital onde o garoto foi internado informou que o paciente tinha comorbidades. Dados da Associação Americana de Pediatras mostram que 296 crianças, com menos de 11 anos, já morreram no país devido a complicações da covid-19.