Um menino de três anos morreu depois de ser picado por um escorpião. Foi nesta quinta-feira, 23, em Loanda, a 152 quilômetros de Maringá. Ele estava brincando na casa da avó quando foi picado, mas ela não viu o momento em que isso aconteceu. Lucas Carruel Destro foi levado a uma unidade de saúde depois de apresentar vômito e o enfermeiro percebeu que podia se tratar de picada de um animal peçonhento. O menino foi encaminhado para o Hospital Municipal de Loanda.
Lucas recebeu soro antiescorpiônico e foi transferido numa ambulância do Samu para a UTI da Santa Casa de Paranavaí. onde ficou na UTI, mas não resistiu e veio a óbito na noite desta quinta-feira. De acordo com a Secretaria de Saúde de Loanda, o escorpião era grande e o menino tinha menos de vinte quilos, o que pode ter contribuído para o agravamento do estado de saúde de Lucas. Ele foi sepultado no início da tarde desta sexta-feira, 24, no cemitério municipal de Loanda.
A recomendação do Ministério da Saúde em caso de picada de escorpião é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo, de preferência levando o animal ou uma foto para identificação da espécie. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves.