Uma força especial de segurança da Polícia Militar do Paraná vai atuar durante a Copa do Mundo em Curitiba. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o efetivo vai usar boinas azuis e uma identificação diferenciada no braço: policiais que tiverem uma imagem da bandeira da Inglaterra no uniforme poderão se comunicar em inglês e os que tiverem uma bandeira da Espanha poderão fazê-lo em espanhol. Também está prevista a atuação de equipes formadas por policiais que falam outros idiomas para dar apoio em ocorrências que envolvam turistas estrangeiros. Esse efetivo estará posicionado em locais como o Aeroporto Internacional de Curitiba, a Arena da Baixada, a Fan Fest e as estações rodoferroviárias.
A operação policial para a Copa do Mundo em Curitiba deverá funcionar entre os dias 23 de maio e 18 de julho, atendendo a uma portaria do Ministério da Justiça e à Lei Geral da Copa.
Dentro da Arena da Baixada, a segurança ficará a cargo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mas policiais integrantes da segurança pública do Paraná também estarão no estádio para atuar quando a segurança privada não for suficiente para atender as ocorrências.
Já nos pontos turísticos, hotéis e centros de treinamento, a segurança será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, pela Guarda Municipal de Curitiba e pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais (PR). Na Fan Fest, a segurança vai envolver a participação de dezenas de unidades de força pública, mas a primeira resposta a uma ocorrência será feita pela segurança privada, seguida pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, respectivamente.
Nas estações-tubo (paradas de ônibus) e no transporte coletivo de forma geral, haverá reforço de policiais da Guarda Municipal e da Polícia Militar.