Após cenas violentas em meio ao jogo entre Vasco e Atlético Paranaense – última rodada do campeonato brasileiro 2013 –, neste domingo (8), uma página na internet chamada Identifique os Brigões foi feita para auxiliar a polícia a identificar marginais que participaram da confusão. Os internautas podem enviar fotos da briga e cadastrar uma identificação dos envolvidos.
O criador do site é Robert Fernando Schweppe, 30 anos, que ficou revoltado ao saber do ocorrido no estádio, e colocou a página no ar às 5h da madrugada desta segunda-feira (9). “O Clube não consegue identificar estes torcedores”, justifica.
Segundo ele, foram 17 mil acessos até a tarde desta segunda. Entre dicas e elogios pela boa intenção, algumas pessoas reclamaram nos comentários por julgá-lo irresponsável, já que os usuários podem acusar qualquer pessoa de forma equivocada.
Um pernambucano queixou-se no Facebook, publicando uma foto – em que um torcedor do Vasco segurava um pedaço de madeira com um prego – da qual ele tinha sido marcado por brincadeira de um amigo. Em consequência disso, foi xingado e até ameaçado de morte por ser confundido com o envolvido na confusão.
O administrador de Identifique os Brigões comenta que este caso não teve relação com o site, pois a marcação foi feita pela rede social. Entretanto, ele admite que este tipo de caso seja normal acontecer na internet. “Na verdade, (a página) é uma ferramenta. Não é uma certeza, é uma possibilidade de identificação”, diz.
Shweppe aconselha os usuários a enviar o máximo de informações e descrições possíveis da pessoa reconhecida. “A polícia ainda não se pronunciou, (…) mas pretendo juntar tudo em um relatório para mandar às autoridades”, ele diz, confirmando ainda que o conflito do jogo entre Atlético e Vasco foi apenas o primeiro a ser acompanhado pela página, que continuará a funcionar com outros jogos de casos semelhantes.