A Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul, no norte do Paraná, realizou uma fiscalização e apreendeu meia tonelada (500 kg) de carne sem procedência comprovada. A operação foi desencadeada a partir de denúncia anônima, visando verificar possíveis irregularidades na comercialização de produtos de origem animal no município.

Carne apreendida em Marilândia do Sul
Carne sem procedência é apreendida em Marilândia do Sul, no norte do Paraná (Foto: Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul)

No momento da fiscalização foram encontrados produtos de origem animal sem comprovação de origem e sem notas fiscais. Conforme a Vigilância, a ausência da procedência impossibilita a rastreabilidade do produto e oferece risco à saúde pública. 

Todos os produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária e descartados em uma vala de um aterro sanitário. O procedimento seguiu os protocolos técnicos, devidamente documentado com registros fotográficos e relatório sanitário, além de apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

“Os policiais foram muito atenciosos, nos deram todo o suporte e segurança, o que fez toda a diferença para que pudéssemos realizar nosso trabalho com tranquilidade e confiança”, destacou Leila de Souza Althaus de Jesus, autoridade sanitária responsável pela Vigilância Sanitária Municipal.

Momento em que carne sem procedência é descartada em Marilândia do Sul
Carne foi descartada de acordo com procedimentos técnicos (Foto: Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul)

A Vigilância Sanitária reforça que o trabalho de fiscalização tem caráter preventivo e educativo, e que as ações continuarão sendo realizadas com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a saúde da população de Marilândia do Sul.

Funcionária da Vigilância Sanitária durante apreensão de carne no Paraná
Carne estava armazenada em local inadequado (Foto: Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.