Um jovem que estava desaparecido foi encontrado sem memória em um hospital de Curitiba após um mês. Lucas de Almeida, de 27 anos, permanece internado em recuperação e a causa da amnésia ainda não foi esclarecida.
Desaparece e perde a memória
A mãe do rapaz conta que ele sumiu depois que saiu de casa para ir em uma festa no Largo da Ordem, região boêmia da capital.“Ele foi, só que ele não voltou. Eu não desejo isso pra ninguém”, disse Astésia de Almeida.
Após seu desaparecimento, Astésia fez um boletim de ocorrência e não desistiu de procurar o filho. No entanto, só teve notícias dele quando foi visitada por funcionários da instituição onde o jovem está hospitalizado.
Espancado
A assistente social Tatiane Neves explicou que Lucas chegou ao hospital após ser violentamente espancado e passou dias sem conseguir falar. O fato de ele estar sem nenhum documentos de identificação e ser natural de São Paulo, ou seja, não ter as digitais cadastradas no Paraná, dificultou ainda mais a descoberta de sua identidade.
Só foi possível saber quem era o paciente quando ele voltou a falar e disse o nome a mãe. “Todo esse preparo do dia a dia, de tentar que ele falasse o nome dele, que ele falasse o nome da mãe. A gente conseguiu entender o nome da mãe e pelo cadastro da Unidade de Saúde, a gente conseguiu localizar o endereço da mãe e foi solicitado visita domiciliar pra essa mãe”, contou.
Bruno Rocha, o médico que cuida do jovem, explicou que ele chegou com muitos ferimentos na região da cabeça e que, atualmente, seu quadro de saúde é estável. “Ele já tá bem melhor, ele tá andando com ajuda, ele conseguiu falar com o nome dele”. Mesmo assim, o profissional fez questão de ressaltar que ele poderá ficar com sequelas.
Causa da amnésia
Conforme o médico, não é possível afirmar se a perda de memória ocorreu devido às agressões ou se a vítima está em estado de choque por algo que aconteceu.
O caso é investigado pela Polícia Civil. Existe a suspeita que se trate de um crime de homofobia.