Um deslizamento de terra atingiu uma casa na madrugada desta quinta-feira (3), no bairro Jardim Bonfim, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A situação aconteceu por volta das 4h e os moradores da residência foram acordados com o barro invadindo o local.
De acordo com o tenente Felipe Pacheco, do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 10h30 da manhã pela Sanepar. A suspeita é de que um vazamento de água na parte de cima de um barranco tenha causado o deslizamento.
“Local é precário, muito instável, a gente tem um local de uma terra muito permeável e pouco fixada. Com essa água que ficou escorrendo durante a noite, ela movimentou essa massa de barro que veio contra a casa da senhora. Foi muita sorte da casa não comprometer toda a estrutura e desabar”.
Explicou o tenente Pacheco.
A moradora da residência, que teve parte da casa atingida, diz que não tem outro lugar para ir. A mulher tem 60 anos, está desempregada e vive com dois filhos, um deles com deficiência física.
“Eu não tenho para onde ir, porque aqui eu tenho 60 anos, estou desempregada, daí eu conto com o auxílio que o meu filho deficiente recebe”.
Desabafou a mulher.
A Defesa Civil do município foi acionada para avaliar o estado da residência e do solo, e definir se será preciso, ou não, interditar a casa. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido com o deslizamento.
Vazamento
A Sanepar informou, em nota, que uma rede de distribuição de água se rompeu no local e que isso acabou causando o deslizamento. Ainda, a empresa afirmou que o atendimento está sendo feito.
Confira a nota na íntegra:
“Sanepar confirma que rompeu uma rede de distribuição de água em Almirante Tamandaré e que este rompimento derrubou um talude de terra em uma residência. O primeiro atendimento para estancar o vazamento já foi feito. Agora nossas equipes estão se deslocando para dar atendimento à família“.
No fim da tarde desta quinta-feira, a Companhia de Saneamento do Paraná informou que a família foi alojada em um hotel e, na sexta-feira (4), será transferida para um imóvel locado. Ainda segundo a Sanepar, ela irá “solicitar apoio técnico e legal das secretarias de Obras e de Habitação do município para dar solução definitiva” aos envolvidos.









