Dois homens foram presos pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais após tentar roubar o carro de um idoso, na tarde de terça-feira (3), no bairro Borda do Campo. A dupla foi inicialmente detida pelas pessoas que testemunharam a tentativa de roubo e posteriormente agredida. Acuados, eles chegaram a agradecer aos guardas que os prenderam. O idoso, que sofreu alguns ferimentos, precisou ser atendido em um hospital, mas já foi liberado. Uma câmera de segurança registrou toda a ação dos suspeitos e a reação das pessoas que evitaram o roubo. (Assista o vídeo abaixo).

As imagens mostram o idoso saindo de um loja e sendo abordado pela dupla quando vai entrar no carro. Ele é puxado e cai de costas na calçada. Nesse momento, um dos homens entra no carro, enquanto o outro fica parado do lado de fora, e a passageira do veículo foge. Antes que o homem consiga levar o carro, uma funcionária da loja o acerta com um soco e consegue impedir a fuga.

“Eu escutei um barulho muito forte e achei que era alguma prateleira caindo, aí nisso a mulher começou a gritar ‘o moço caiu, ajuda’. Aí eu saí correndo de dentro da loja, eu cheguei aqui fora e a mulher começou a falar ‘vão levar o carro’. E aí o todo mundo já ficou em volta do homem, mas ninguém fez nada em relação ao carro. Eu corri para o carro. Primeiro eu dei um soco nele, daí ele ficou meio atordoado e eu pulei pra dentro do carro, consegui puxar o freio de mão e tirar a chave. Depois eu dei outro soco nele. Foi no susto mesmo”,

contou a mulher à equipe do Balanço Geral

Ela disse que a partir daí as outras pessoas que estavam no local começaram a agredir os dois suspeitos, enquanto outras atendiam a vítima.

“Tiraram ele do carro, colocaram no cantinho da parede (junto com o outro) e começaram a agredir eles um pouco, porque o pessoal ficou revoltado por fazerem isso com o senhor. O senhor é cliente daqui há muitos anos e o cara fazer isso na maldade mesmo”, complementa a vendedora.

A reportagem da RICtv conversou também com o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Jeferson de Souza, que contou que a dupla segue presa e ainda não prestou depoimento.

“Eles ainda estão presos. O delegado quis segurar eles presos ontem até porque eles nem estavam em condições de prestar depoimento, dado o grau de embriaguez que eles estavam. Estavam também sob efeitos de entorpecentes, então eles não estavam conseguindo sequer falar com o delegado. Então eles seguem presos lá até hoje. O idade deles, eles são de meia-idade, com cerca de 35, 40 anos”, explica o secretário.

Ele contou também que os dois suspeitos ficaram “felizes” quando foram presos, porque se livraram das agressões de algumas pessoas mais revoltadas com a situação.

“Ontem o proprietário da loja aqui entrou em contato informando a situação, de que tinham tentado efetuar um roubo e a população estava batendo nesses indivíduos. Rapidamente a equipe chegou ao local e conseguiu dar esse atendimento, se não eu acredito que a população faria algo bem pior aí com os dois indivíduos. Eles estavam bem acuados e deram graças a Deus pela chegada da equipe”,

relatou

O secretário lembra que as forças de segurança aconselham que a população não reaja em situações dessa natureza para não se colocar em risco.

“A gente entende o ímpeto da população de tentar ajudar nesse casos, mas não é o que a gente aconselha, infelizmente a gente não pode dizer o que essas pessoas podem fazer e se estão ou não com uma arma de fogo, uma arma branca mesmo, uma faca, que pode ferir as pessoas. Mas a gente consegue entender o impulso de querer ajudar, ainda mais em se tratando de um senhor de idade que é muito conhecido aqui no comércio”, complementa.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=xRf-RUx3h1w
perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.