A Polícia Militar do Paraná prendeu 241 pessoas no litoral do estado nos primeiros 15 dias da “Operação Verão Paraná 2013/2014”. O número corresponde a um aumento de 15% em relação ao ano passado, quando foram detidas 209 pessoas. Os dados divulgados pela própria PM mostram que o número de roubos este ano teve uma redução de 28%, caindo de 18 casos para 13. Ao todo foram abordadas quase 6 mil pessoas no litoral.

“Observamos que os crimes violentos estão em baixa e registramos um bom índice de ações policiais como abordagem, fiscalização, orientação, entre outras. O comportamento comunitário do policiamento também é destaque, o qual está muito preparado e motivado, e isto tem surtido efeito e feito a diferença. É a Polícia que dá certo”, avalia o tenente-coronel Lanes Randal Prates, Comandante do 9º Batalhão da PM e da Operação Verão Paraná 2013/2014.

Uma das ações mais rotineiras da PM é o combate à perturbação e o sossego. No período foram 168 Termos Circunstanciados pela contravenção penal com tolerância zero da polícia. Foi registrado também um aumento de 68% no número de notificações de trânsito, foram 1.045 nos primeiros 15 dias. “Neste caso o destaque é para algumas situações de estacionamento irregular e veículos na calçada, situações que estamos fiscalizando. Algumas pessoas também não entenderam que não dá para beber e dirigir, e nestes casos estamos agindo intensamente”, destaca Prates.