Empresa de criptomoedas acusada de aplicar calote no PR atua de forma irregular
Uma empresa curitibana de criptomoedas acusada de aplicar golpes em clientes de todo o Brasil está funcionando sem CNPJ. A constatação foi feita pelo RIC Mais, que apurou os dados anunciados pela empresa e encontrou apenas pontas soltas. A empresa chegou a emitir uma nota se posicionando sobre o assunto, mas ao ser procurada para justificar a falta de informações confiáveis, não deu mais explicações.
O suposto golpe gerou um prejuízo de cerca de meio bilhão de reais e chegou a lesar celebridades como Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa, que entrou na justiça alegando que foi enganada pelo dono da empresa. Outros clientes relataram na internet que também foram vítimas da empresa de criptomoedas.
- Leia mais: STF dá 24 horas para governo federal avaliar propostas dos Estados sobre ICMS dos combustíveis
Após a repercussão do caso, envolvendo o nome de Francisley Valdevino da Silva, que se apresenta como dono do empreendimento, uma nota oficial chegou a ser emitida. No texto, a direção da Rental Coins afirma que “está um uma nova fase e funcionando normalmente”.
Porém, no site oficial da empresa consta um CNPJ que não é válido, conforme consulta realizada no site da Receita Federal. O RIC Mais também entrou em contato com a Junta Comercial do Estado do Paraná, para consultar o registro. No entanto, a informação é que o CNPJ descrito no site oficial e o nome da empresa não estão registrados.
No site oficial da Rental Coins não há um número de telefone para contato, apenas links para redes sociais e o endereço de email ouvidoria@rentalcoins.com.br. O RIC Mais enviou um e-mail e buscou contato com a assessoria da empresa. Até o momento de publicação dessa matéria, no entanto, não houve retorno. O espaço continua aberto para manifestações.
Na plataforma ReclameAqui muitos usuários relatam supostos golpes da empresa Rental Coins. Em comum, eles narram problemas ocorridos após fazerem aportes para investimento através da empresa. Os consumidores também contam que não conseguem retorno ou devolução dos valores investidos.
- Leia também: LDO de Curitiba é aprovada pela Câmara com previsão orçamentária de R$ 9,7 bi para 2023
“Fiz um investimento em dezembro, eles não estão pagando, falaram que tiveram problemas revisaram o contrato ainda continue, mas não cumprem nem com esse novo contrato que é uma miséria de pagamento, gostaria de saber o que fazer aonde recorrer pois essa empresa infelizmente não vai cumprir com nada. Empresa sem palavra”,
disse um consumidor.
“Desde dezembro de 2021 que a Tental (sic) não paga os aluguéis nem devolve o dinheiro dos contratos vencidos. Não dá nenhuma satisfação, nenhuma posição. Não cumpri nenhum prazo. Tenho muito investido é preciso registrar aqui para vê se alguém entra em contato”, afirma outro usuário da plataforma.
“A empresa sempre agiu de forma correta, estou desde 2019, porem este ano entrou em dificuldades financeiras para pagamento, reduziram em menos da metade os rendimentos, aceitei mesmo assim, e enfim pararam de pagar, agora estão sempre pedindo mais prazo e não cumprem o combinado, e o pior quando acessa o seu site parece que esta tudo ótimo, continuam capitando novos clientes, estou muito decepcionado com esta empresa, fui pessoalmente conhecer e ia fazer um grande aporte, graças a Deus não fiz, agora quero o meu dinheiro de volta !!”,
diz mais um relato.
Quem é o dono da empresa de criptomoeda Rental Coins?
Para saber que é dono do site da Rental Coins, O RIC Mais fez o seguinte caminho: através do Registro.br foi possível encontrar o nome de uma empresa de consultoria de tecnologia da informação e o CNPJ dela.
Com esses dados chegamos a um número de telefone para contato. A última alteração realizada por essa empresa no Registro.br foi no dia 30 de julho de 2019.
A empresa de consultoria também foi procurada para se posicionar sobre a responsabilidade sobre a propriedade do site. O contato informado não atendeu as ligações ou retornou as chamadas realizadas.
Confira a nota na íntegra da Rental Coins:
“Nos surpreende ver um assunto tão antigo e debatido ainda ganhando espaço na mídia. Pior, a partir de denúncias anônimas feitas por pessoas que só pensam em destruir marcas e pessoas. É de conhecimento geral, principalmente dos nossos clientes e parceiros, o processo de reestruturação pelo qual a Rental Coins passou nos últimos meses. É de conhecimento geral, também, o momento conturbado do criptomercado global.
Não escondemos de ninguém todas as dificuldades financeiras enfrentadas. Em nenhum momento fugimos das nossas responsabilidades. Muito pelo contrário, remodelamos nosso negócio, corrigimos erros, contratamos novos gestores, lançamos uma nova plataforma e buscamos inúmeras formas para cumprir as nossas obrigações com cada pessoa que acreditou em nosso trabalho.
Hoje, estamos em uma nova fase, com a empresa funcionando normalmente, atendendo padrões elevados de excelência, e preparada para uma retomada de mercado. Obviamente, sabemos que levaremos um certo tempo para apagar todos os resquícios dos problemas recentes, mas a empresa, repetimos, nunca fugirá de suas obrigações. Como já destacamos várias vezes, sempre estivemos e continuamos à disposição da justiça brasileira para o esclarecimento de todos os fatos“.