As enchentes pegaram os turistas de surpresa no litoral de São Paulo. Na praia da Baleia, em São Sebastião, por exemplo, as ruas amanheceram invadidas por lama, galhos e restos de árvores.

Moradores e turistas que decidiram aproveitar o carnaval por lá têm relatado medo de novos deslizamentos de terra e de desabastecimento de alimentos devido ao fechamento do comércio local, atingido pelas chuvas.

De sábado para domingo (18 e 19), ruas ficaram submersas. A água chegou a entrar em garagens. Apesar dos muros de contenção em algumas encostas, moradores ainda temem novos incidentes.

No domingo, com a dificuldade de conexão com a internet, havia no local um clima de incerteza e medo. Notícias falsas sobre os números de vítimas das chuvas circulavam entre os moradores e os turistas.

A chuva do último fim de semana causou ao menos 36 mortos, sendo 35 deles em São Sebastião e um em Ubatuba. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, 40 pessoas estavam desaparecidas no domingo. Estradas foram bloqueadas, isolando algumas áreas.

O presidente Lula (PT) sobrevoou a região na manhã desta segunda-feira (20) e se encontrou no início da tarde com o governador paulista em São Sebastião para discutir medidas para as cidades atingidas.

Leia mais: