
O temporal atingiu a cidade de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, no início da noite desta sexta-feira (30), deixando duas vítimas fatais e estragos por toda a cidade
O temporal que atingiu Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, no início da noite desta sexta-feira (30), por volta das 19h, deixou estragos por toda a cidade e duas vítimas fatais.
Governadora esteve no local
Neste sábado (1), a governadora Cida Borghetti esteve no município, e determinou agilidade das equipes do governo no atendimento às mais de 2.500 pessoas afetadas. A cidade vizinha, Rio Branco do Sul, também foi atingida, e cerca de 100 propriedades foram afetadas.
Segundo a governadora, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão à disposição para auxiliar as famílias e reduzir os impactos causados pela tempestade. “Além disso, equipes da Secretaria de Estado da Saúde também estão dando ao município todo suporte necessário”, acrescentou.

Energia já foi restabelecida
Neste domingo (2), segundo informações do Capitão Romeno Nunes da Silva Filho, praticamente toda a rede de energia do município foi restabelecida. Além disso, 70% da cidade já está com água, e, segundo o Capitão, a previsão é que até esta segunda-feira (3) tudo esteja 100%.
Ainda neste domingo, a população recebeu mais doações de telhas, além de 400 cestas básicas e kits de higiene pessoal. Uma igreja católica próxima a prefeitura está distribuindo e colaborando com materiais de ajuda para a comunidade.

Danos causados pela tempestade
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas e ventos destelharam cerca de 500 residências, afetaram duas escolas, um posto de saúde, estabelecimentos comerciais e um hospital do município. Além disso, aproximadamente 32 famílias ficaram desabrigadas e duas mortes foram confirmadas.
Tornado em Itaperuçu
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ventos a partir de 80 Km/h foram registrados. Além disso, ocorreu uma linha de instabilidade, onde uma série de tempestades ficam dispostas de forma alinhada. Dentro dessa linha, segundo o Simepar, há possibilidades e elementos para formar um tornado, mas, apesar dos relatos, não foi possível confirmar se o fenômeno meteorológico ocorreu ou foram apenas ventos fortes que causaram a destruição.
Mortes durante temporal em Itaperuçu
Dois adolescentes, de 14 e 17 anos, jogavam bola quando a chuva e os ventos fortes começaram. Assustados, os dois tentaram se proteger atrás de um muro na rua José Elias, no entanto, a estrutura desabou. Ambos morreram no local.