Londrina - Após dois profissionais do Grupo RIC serem alvos de violência na tarde desta segunda-feira (17), durante a cobertura de um protesto em Londrina, no Norte do Paraná, entidades se manifestaram contra as agressões contra os jornalistas da emissora.

Veículo do Grupo Ric foi apedrejado durante a cobertura dos protestos em Londrina
Veículo do Grupo Ric foi apedrejado durante a cobertura dos protestos em Londrina (Foto: Sindijor)

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná se mostrou preocupado com a segurança do município. Além disso, a entidade repudiou a violência contra os profissionais da imprensa durante a cobertura.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam a violência contra trabalhadores da imprensa e manifestam preocupação com a segurança no município”, disse a nota.

Outra instituição a se manifestar foi a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), que pediu que episódios como esse não se repitam e que nada justifica a intimidação e a violência.

“A Abratel considera tais atos inadmissíveis e reafirma seu compromisso inabalável com a defesa da liberdade de imprensa e de expressão. O direito à manifestação é legítimo e garantido pela Constituição, porém, nada justifica qualquer forma de violência ou intimidação contra jornalistas e cinegrafistas no exercício de sua profissão. Esperamos que episódios como esse não se repitam e que as emissoras de televisão possam continuar cumprindo sua missão essencial de levar informação imparcial e de qualidade à sociedade”, disse a entidade.

Violência contra profissionais do Grupo Ric

A jornalista Bárbara Botelho e o cinegrafista Marcelo Bonomini, ambos da RICtv Londrina, foram alvos de atos de violência durante um protesto contra a morte de jovens em confronto com a Polícia Militar (PM).

Marcelo foi atingido por uma pedrada e foi encaminhado para o hospital. Já Bárbara sofreu cortes devido aos estilhaços de vidro.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.