Equipe da RICtv é hostilizada durante reportagem sobre preconceito em Curitiba
A equipe da RICtv Curitiba foi hostilizada, nesta sexta-feira (8), durante a gravação de uma reportagem sobre um protesto contra a proibição do tratamento oferecido por um odontopediatra que atende crianças com deficiência em um condomínio da capital. A agressão aconteceu na Avenida Cândido de Abreu, no Centro de Curitiba, após o protesto de pais que pediam pelo atendimento inclusivo.
Conforme a equipe da RICtv, durante o protesto, o advogado do prédio, Gelson Arend, tentou tirar o celular das mãos de uma jornalista de rádio, que também estava cobrindo a movimentação. Na ocasião, o advogado também empurrou o repórter da RICtv, Raphael Augustos e, em seguida, desferiu um soco contra a câmera da emissora, que era operada pelo cinegrafista Christopher Spuldaro.
Devido a agressão, os profissionais da imprensa fizeram o boletim de ocorrência. Tanto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quanto o Sindicato dos Jornalista foram informados sobre a situação. Conforme o Sindicato, a situação deve ser denunciada.
- Confira ainda: RICtv Oeste é arrombada e invadida por ladrão na madrugada
Assista à agressão:
Grupo RIC repudia agressão
O Grupo RIC se posiciona contra qualquer tipo de agressão, intimidação e cerceamento da liberdade de imprensa. Confira na íntegra a nota da emissora sobre o ocorrido.
“A propósito de um incidente ocorrido neste dia 8 com equipes de reportagem da RICtv e da rádio CBN Curitiba, queremos ressaltar nosso absoluto repúdio a todo tipo de intimidação e violência, especialmente contra a imprensa no exercício de suas funções de informar a população.
Durante a cobertura de um protesto, jornalistas foram agredidos fisicamente, como comprovam as imagens feitas no local. Felizmente eles não sofreram ferimentos. O agressor também danificou equipamento da emissora.
O incidente exigiu a interferência de seguranças do local para conter a violência absolutamente injustificada contra os repórteres.
O Grupo RIC e a sua emissora RICtv reiteram a completa confiança nas instituições que certamente atuarão para coibir ações lamentáveis como essa, que atenta contra a liberdade de imprensa.”
Sindijor denuncia advogado
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), denunciou o advogado Gelson Arend à Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR), pedindo que um processo disciplinar apure as agressões e que dê orientações às vítimas.
“O Sindicato condena a tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas, o que caracteriza um atentado à liberdade de imprensa e, como consequência, à democracia e ao direito de as pessoas receberem informação confiável e ética.”, disse o Sindijor, em publicação em seu site nesta sexta-feira (08).
Atualização
Condomínio emite nota
Em nota divulgada nesta segunda-feira (11), o Condomínio Comercial Cândido de Abreu afirmou que solicitou melhorias estruturais por parte do odontopediatra para que houvesse isolamento acústico no consultório e para que a atividade do dentista não atrapalhasse outros condôminos. “A função social da atuação do odontopediatra jamais foi menosprezada, mas da mesma forma seus vizinhos que trabalham no condomínio precisam ter condições de trabalho
para exercer suas atividades também relevantes”, argumentou o condomínio.
Sobre as equipes jornalísticas hostilizadas, o condomínio disse que respeita o trabalho dos profissionais e lamentou o ocorrido nas dependências do centro comercial. “Aproveita-se também para esclarecer que o condomínio respeita a atividade jornalística e lamenta eventuais desentendimentos com terceiros ocorridos durante a manifestação,
esclarecendo que não houve conflito com nenhum preposto ou representante legal do edifício”, disse em nota.