A escola Ita Sampaio, do bairro Parque Verde, também já foi alvo de assaltantes de Cascavel (Foto: Ivonei Cardoso/ RICTV)

O ano de 2017 foi marcado por vandalismo e furtos em prédios de escolas de Cascavel. No último fim de semana, a obra da escola Ademir Correia, foi invadida por bandidos

*Com informações do repórter Leandro Souza, da RICTV Cascavel

A falta de monitoramento frequente nas obras públicas de Cascavel, no Oeste do Paraná, está deixando os bandidos à vontade para cometer furtos nestes locais.

A obra da escola Ademir Correia, no Jardim dos Ipês, em Cascavel, foi invadida duas vezes no último fim de semana. No domingo (8), moradores vizinhos acionaram a Polícia Militar ao perceberem que havia objetos ao lado de fora da obra e que a porta estava arrombada. Na segunda-feira (9), operários perceberam que ferramentas de trabalho e até roupas deixadas por eles haviam sido furtadas.

O coordenador do departamento de proteção à comunidade da Guarda Municipal, o coronel Avelino Novakoaki, diz que existe um roteiro de monitoramento que é seguido pelos agentes diariamente. Mas ele não é suficiente para impedir novos furtos.

O ano de 2017 foi marcado por vandalismo e arrombamentos em prédios de escolas e creches de Cascavel. Por isso, a secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, pede apoio da comunidade na vigilância das estruturas, a exemplo do que foi feito no Jardim dos Ipês, onde vizinhos chamaram à polícia.

A escola Ita Sampaio, no bairro Parque Verde, também já foi alvo de assaltantes. materiais de limpeza e de construção foram levados pelos ladrões.  

Provisoriamente as aulas acontecem em um prédio alugado pelo município e a falta de vigilância contribuiu para que o arrombamento fosse feito.

Segundo a secretária, enquanto as empresas vencedoras de licitação para as obras estiverem trabalhando nos espaços públicos, a segurança também é responsabilidade delas.

Para os demais espaços do município, há projeto de expansão do videomonitoramento. Ao começar pela central, que será transferida da avenida Assunção para o bairro Pacaembu, ao lado de onde hoje funciona a Guarda Municipal. Novos equipamentos eletrônicos também devem ser licitados, mas ainda não há valores e datas previstos.

Leia também: