Um perito aeronáutico afirma que o piloto do avião de pequeno porte que fez um pouso forçado na BR-101, em Garuva, na divisa de Santa Catarina com o Paraná, teve um misto perícia e sorte para não provocar nenhum acidente. O pouso de emergência, que foi registrado em vídeo, aconteceu no último sábado, em um trecho bastante movimentado da rodovia.

avião após pouso forçado na br
O avião pousou em meio ao tráfego na BR-101 (Foto: Divulgação/PRF SC)

“Analisando as imagens, eu não descarto a sorte e também o piloto, ele foi perito ao conseguir encaixar a aeronave ali entre os veículos”, afirma o perito Daniel Calazans.

Caso é investigado pela Força Aérea

O incidente, no entanto, é analisado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). A investigação teve início no sábado, quando investigadores do Cenipa de Canoas, no Rio Grande do Sul, foram então enviados ao local do pouso.

A princípio, a investigação tem como objetivos apurar o que causou a pane na aeronave e os motivos que levaram o piloto a escolher a BR-101 para o pouso emergencial. De acordo com Calazans, ouvido pela NDTV, afiliada da Record em Santa Catarina, é preciso esclarecer se o local foi o mais adequado para o pouso.

avião faz pouso forçado na br
Pouso forçado foi registrado em vídeo (Foto: Reprodução/ND)

“O piloto tinha uma outra opção para fazer um pouso? Quando a aeronave se encontra em uma emergência e é forçada a realizar um pouso, o piloto deve optar pela melhor área. Aquela que oferece os menores riscos possíveis. Nós não sabemos se o piloto teve essas opções, se o piloto teve essas alternativas”, explica o perito.

A investigação do Cenipa deve ser concluída nos próximos dias. Conforme a FAB, a intenção é encerrar o caso no “menor prazo possível para contribuir na prevenção de acidentes aeronáuticos”.

Assista ao pouso emergencial da aeronave:

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui       

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.