Um perito aeronáutico afirma que o piloto do avião de pequeno porte que fez um pouso forçado na BR-101, em Garuva, na divisa de Santa Catarina com o Paraná, teve um misto perícia e sorte para não provocar nenhum acidente. O pouso de emergência, que foi registrado em vídeo, aconteceu no último sábado, em um trecho bastante movimentado da rodovia.

“Analisando as imagens, eu não descarto a sorte e também o piloto, ele foi perito ao conseguir encaixar a aeronave ali entre os veículos”, afirma o perito Daniel Calazans.
Caso é investigado pela Força Aérea
O incidente, no entanto, é analisado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). A investigação teve início no sábado, quando investigadores do Cenipa de Canoas, no Rio Grande do Sul, foram então enviados ao local do pouso.
A princípio, a investigação tem como objetivos apurar o que causou a pane na aeronave e os motivos que levaram o piloto a escolher a BR-101 para o pouso emergencial. De acordo com Calazans, ouvido pela NDTV, afiliada da Record em Santa Catarina, é preciso esclarecer se o local foi o mais adequado para o pouso.

“O piloto tinha uma outra opção para fazer um pouso? Quando a aeronave se encontra em uma emergência e é forçada a realizar um pouso, o piloto deve optar pela melhor área. Aquela que oferece os menores riscos possíveis. Nós não sabemos se o piloto teve essas opções, se o piloto teve essas alternativas”, explica o perito.
A investigação do Cenipa deve ser concluída nos próximos dias. Conforme a FAB, a intenção é encerrar o caso no “menor prazo possível para contribuir na prevenção de acidentes aeronáuticos”.
Assista ao pouso emergencial da aeronave:
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui