Foto: PM

Torcedores terão horários definidos para se deslocar pelos terminais de ônibus

O esquema de segurança da Polícia Militar para a final do Campeonato Paranaense do próximo domingo (08) vai empregar mais de 700 policiais. O clássico entre Coritiba e Atlético Paranaense acontece a partir das 16 horas, no estádio do Couto Pereira, no Alto da Glória em Curitiba.

De acordo com a PM, o esquema de segurança terá início às 11 horas e será coordenado pelo 12º BPM, com apoio do 13º BPM, 20º BPM e 23º BPM, além do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), do 17º BPM, 22º BPM e da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar.

Outros órgãos públicos também irão atuar na organização e manutenção da ordem na capital no dia do clássico. Entre eles a Guarda Municipal de Curitiba, a Urbanização de Curitiba (Urbs), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o Juizado Especial Criminal (Jecrim), o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.

“Agiremos de forma preventiva e acompanharemos desde as primeiras horas da manhã a movimentação nos terminais de ônibus e o deslocamento das torcidas”, destaca o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Antônio Zanatta Neto. Segundo o oficial, a corporação não vai tolerar danos ao patrimônio público, rixas ou qualquer outra atividade que venha pôr em risco a integridade das pessoas que forem assistir ao jogo.

Nas reuniões preparatórias para o Atletiba do próximo domingo, ficou definido que até as 13 horas, a torcida do Atlético poderá usar o transporte público nos terminais; a partir das 13h30 os torcedores do Coritiba serão liberados para se deslocar. A Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 13º BPM, e RPMOn farão a escolta da torcida atleticana, às 14 horas, da sede da Fanáticos para o Couto Pereira e no retorno, após o término do jogo.

Além do entorno do estádio, a PM vai atuar nas praças da área central da cidade, nos eixos de deslocamentos de torcedores, terminais de ônibus e estações tubo nas proximidades do Couto Pereira. Qualquer ocorrência registrada a até cinco quilômetros do local do jogo será encaminhada para a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (DEMAFE).

Comemoração

O time campeão vai comemorar o título no Couto Pereira, onde será montado um palco para a entrega da taça. A torcida pertencente ao time perdedor será a primeira a deixar o estádio. A PM vai reforçar o policiamento na saída para evitar tumultos ou confrontos.

A partir das 12 horas alguns cruzamentos nas proximidades do estádio estarão bloqueados:

  • Ruas Ubaldino do Amaral com Amâncio Mouro;
  • Ruas Mauá com Dr. Muller;
  • Ruas Barão de Guaraúna com Augusto Severo;
  • Ruas Simão Bolívar com Augusto Severo;
  • Ruas Floriano Essenfelder com Alberto Bolliger;
  • Ruas Mauá com Itupava;
  • Ruas 21 de Abril com Floriano Essenfelder;
  • Ruas Ubaldino do Amaral com Floriano Essenfelder;
  • Ruas Pedro R. de Moura com Augusto Severo;
  • Ruas 21 de Abril com Itupava;