Maringá - Daniele Oliveira Sussay, estudante ativa na defesa dos direitos das pessoas trans, morreu aos 32 anos na noite desta terça-feira (4). A vítima estudava Geografia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Norte do Paraná.

A estudante de Geografia conhecida pela luta das causas trans estava internada em um hospital de Sarandi, no Norte do Paraná, devido a complicações intestinais. O caso se agravou e resultou em problemas cardiorrespiratórios.
Na instituição onde Daniele estudava foi pioneira na luta do direito ao nome social. A conquista desse direito veio após a primeira licenciatura em Pedagogia, concluída em 2016, quando a estudante e Naomi Neri se tornaram as duas primeiras mulheres transexuais a se graduarem pela UEM.
Morte de estudante conhecida pela luta das causas trans causa comoção
A morte de Daniele Oliveira Sussay causou grande comoção nas redes sociais entre amigos e familiares. Diversas pessoas que trabalharam com Daniele lamentaram a morte e prestaram homenagens.
“Difícil me despedir de você, Daniele Oliveira Sussay. Você foi mais que uma diretora para mim, foi uma fonte de inspiração, por ser quem você é, por existir, por resistir e por tantas vitórias! Uma mulher amorosa, dedicada, acolhedora, que lutava por todos a sua volta. Linda por dentro e por fora”, escreveu um amigo de trabalho.
Ainda, familiares também expressaram as emoções em publicações: “Minha amada afilhada Daniele Oliveira Sussay esperava mais uma visita sua aqui em minha casa, mas hoje recebi a triste notícia que nos deixou, o desejo era encontrar alguma notícia que foi um engano, mas infelizmente não, o que nos resta é rezar por sua alma e que Deus te receba na sua glória e nos dê o conforto da sua partida, te amo eternamente”, escreveu uma mulher.
A Secretaria de Educação de Sarandi emitiu uma nota de pesar.
“Com profundo pesar, a Secretaria de Educação de Sarandi lamenta o falecimento da diretora Daniele Sussay, que esteve à frente da Escola Municipal Paulo Freire, dedicando sua vida à educação e ao bem-estar de seus alunos. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso, carinho e dedicação, deixando um legado inesquecível para a comunidade escolar. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, desejando força e conforto a todos. A Educação de Sarandi está de luto”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!