A Operação ‘Holanda’ foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (9) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas. Ex-funcionários dos Correios em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, são alvos de mandados e busca e apreensão.

Dois ex-funcionários dos Correios são alvo de operação

A Polícia Federal (PF), com apoio da Gerência de Segurança Operacional dos Correios, devem cumprir sete mandados de busca e apreensão -cinco deles em Curitiba e dois em Piraquara- para a coleta de evidências.

Segundo a investigação, dois ex-funcionários dos Correios e três ex-funcionários terceirizados estão envolvidos no esquema de tráfico internacional de drogas. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba.

Funcionários se apropriavam de drogas vindas da Holanda

A operação ‘Holanda’ é um desdobramento da Operação ‘Hexa’, que foi deflagrada no dia 28 de fevereiro de 2019. De acordo com a PF, depois de uma análise no material apreendido, identificou-se que a organização tinha foco no desvio, apropriação e venda de drogas sintética que vinham da Holanda para o Brasil.

Os funcionários do central internacional dos Correios, que fica em Pinhais, faziam apropriação ilícita dos entorpecentes na estação de trabalho, que identificavam a origem e características dos objetos postais. Se contivessem droga sintética, os pacotes eram interceptados e subtraídos para posterior venda.