
Condenação refere-se à ação que investiga fraude em licitação de serviços de roçagem em terrenos da prefeitura; dinheiro financiou campanhas eleitorais do próprio Belinati e também de José Janene
O ex-prefeito de Londrina Antônio Belinati foi condenado, em primeira instância, a devolver R$ 3 milhões aos cofres públicos. A sentença, proferida pela juiz Marcos José Vieira na terça-feira (27), refere-se à ação que investiga fraude em licitação de serviços de roçagem em terrenos da prefeitura, ocorrida em 1998 e denunciada em 2002.
Segundo o MP, o dinheiro desviado em licitações fraudulentas feitas pela antiga Autarquia Municipal do Ambiente (AMA) para serviços de capina e roçagem na cidade, serviu para financiar campanhas eleitorais do próprio Belinati e também de José Janene.
Belinati já foi eleito prefeito de Londrina quatro vezes; mas no ano 2000 ele foi cassado e, em 2008, dois dias depois da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pedia a impugnação da candidatura, impedindo que Belinati assumisse o cargo. O sobrinho de Belinati, Marcelo Belinati (PP), é o atual prefeito de Londrina.