O ex-vereador de Curitiba, Juliano Borghetti, se apresentou na manhã desta quinta-feira (19) na Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), no bairro Bigorrilho, após ser indiciado na Operação Cartão Vermelho, deflagrada no mesmo dia, para localizar e prender os torcedores envolvidos na briga ocorrida no dia 8 de dezembro, no jogo entre Atlético-PR e Vasco, em Joinville, na última rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão na sede da torcida organizada Os Fanáticos.

Borghetti foi identificado nas imagens como sendo um dos torcedores envolvidos na briga generalizada. Posteriormente, ele admitiu participação na confusão e encaminhou uma carta  de demissão ao governador Beto Richa, pedindo desligamento do cargo de superintendente da Paraná Projetos, autarquia ligada à Secretaria do Esporte e Turismo.

Mais cedo, quando chegou a ser cogitado que o ex-vereador estava foragido, ele emitiu um comunicado informando que se entregaria posteriormente.

“Ao contrário do divulgado na imprensa estou na minha residência em Curitiba e vou me apresentar à Polícia Civil do Paraná para prestar esclarecimentos sobre os acontecimentos do dia 8 de dezembro na Arena Joinville. Refuto a informação de que estaria foragido e de que teria viajado para a Itália. Sempre estive à disposição das autoridades para esclarecer a minha participação no ocorrido. Acrescento ainda que o advogado Cláudio Dalledone está em contato com as autoridades”, afirmou.

No Rio, cerca de 20 policiais do Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, prenderam em Manguinhos, na zona norte, um torcedor do Vasco suspeito de estar envolvido no confronto. Um dos torcedores detidos, William Batista da Silva, de 19 anos, estava entre os feridos que foram internados após a briga.

O delegado que comanda a operação nos três estados, Dirceu Augusto, da Delegacia Regional de Joinville, disse que as investigações foram baseadas em denúncias e nas imagens do confronto entre torcedores durante o jogo.

Confira abaixo a matéria sobre as prisões: