A Operação Ágata está tramitando na fronteira do Sul do Estado paranaense, em que realizam o bloqueio e controle de estradas , além de patrulhamento de rios em cooperação com a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Atualmente, aproximadamente mil militares estão participando dessa operação, sem data para o término.
- Leia mais sobre Operação Ágata:
- VÍDEO: Militares da Marinha pedem que homens abaixem as calças durante revista
- Marinha conclui inquérito que investiga militares suspeitos de abuso de função
A tropa que pertence a 15° Brigada de Infantaria Mecanizada em Cascavel (PR), com o compromisso da ação de interagências em coordenação com órgãos federais, estaduais e municipais, segurança pública e fiscalização. Tem o objetivo de coibir a ocorrência de ilícitos transfronteiriços, como tráfico de drogas, armas, mineração ilegal e outros crimes.
A Constituição Federal do Brasil determina que a proteção é fundamental para a defesa do território nacional. Ao longo do ano, a operação percorre toda a faixa de fronteira terrestre no Brasil. São mais de 16 mil quilômetros, envolvendo 11 estados brasileiros que fazem divisa com dez países.
- Veja mais: Procurador argentino pede 12 anos de prisão para Cristina Kirchner por corrupção
Neste ano, na região Sul, as apreensões resultaram num prejuízo de mais de 9 milhões de reais às organizações criminosas. Na mercadoria apreendida, continham drogas, armas, contrabando e cigarros.