Uma mina de carvão localizada na região espanhola das Astúrias foi alvo de uma explosão na manhã desta segunda-feira (31), causando a morte de ao menos cinco funcionários, e ferindo gravemente mais quatro homens que estavam no local. Colocando em acionamento várias autoridades dos serviços de emergência da região.

Segundo a Brigada de Resgate Mineiro e a Polícia Judiciária, a explosão aconteceu quando uma das máquinas de trabalho explodiu no terceiro nível a vários metros de profundidade. A causa seria uma bolsa de grisu, gás presente neste tipo de minas que gera explosões potentes caso exposto ao oxigênio.
Ainda de acordo com a superioridade, os homens estariam realizando uma exploração relacionada com a possível utilização do mineral para a produção de grafite.
Vítimas da explosão na Espanha
No inicio da manhã, o porta-voz do Governo das Astúrias, Guilermo Peláez tinha confirmado quatro pessoas desaparecidas, mas após o trabalho da SEPA (Serviço de Emergência do Principado De Asturias), que inicialmente foi chamada por conta de um “problema com a máquina” na mina, foi possível resgatar uma ainda viva e as outras três sem. De acordo com as autoridades, as vítimas foram encaminhadas para hospitais, dois em helicópteros e outros dois em ambulâncias, reunindo três helicópteros para contribuir nas operações de resgate.
De acordo com o portal de notícias espanhol, El País, os trabalhadores que não sobreviveram tinham idades entre os 32 e 54 anos e residiam em León. Entre os feridos, dois tiveram queimaduras graves e uma das vítimas um traumatismo craniano gerado pela explosão.
Comunicado
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, declarou suas “sinceras condolências” às famílias das vítimas, desejando uma “rápida recuperação” aos feridos através das redes sociais.
“Gostaria de agradecer aos serviços de emergência que estão trabalhando na operação de resgate”, disse Pedro Sanchez na página do X.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.