A explosão na fábrica da Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, completa um mês nesta sexta-feira (12). Sem que as causas do incidente responsável por matar nove pessoas tenham sido esclarecidas, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) decidiu prorrogar as investigações sobre o caso.

“Desde o início, nosso trabalho foi apurar se houve uma conduta dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a explosão que vitimou os nove trabalhadores. Mas, em razão da complexidade e do grande volume das informações técnicas que ainda estão sendo analisadas, será necessário prorrogar o prazo do inquérito por mais 30 dias”, explicou a delegada responsável pelo caso, Gessica Andrade.
Até o momento, não houve determinação de culpa pela explosão na fábrica da Enaex. A única detenção foi contra um funcionário terceirizado, que tentou vender por R$ 5 mil imagens dos últimos momentos dos colaboradores mortos.
“A medida é essencial para que todas as diligências pendentes sejam realizadas com o devido rigor, garantindo que nenhuma hipótese seja descartada sem a devida verificação. O objetivo é entregar à sociedade e as famílias das vítimas um relatório final completo, embasado e responsável”, finaliza a delegada.
Vítimas da explosão na Enaex foram identificadas; saiba quem são

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil.
A empresa divulgou os nomes das vítimas e lamentou o ocorrido nesta terça-feira (12); veja quem são:
- Camila de Almeida Pinheiro
- Cleberson Arruda Correa
- Eduardo Silveira de Paula
- Francieli Gonçalves de Oliveira
- Jessica Aparecida Alves Pires
- Marcio Nascimento de Andrade
- Pablo Correa dos Santos
- Roberto dos Santos Kuhnen
- Simeão Pires Machado
Confira o posicionamento da Enaex sobre o incidente
A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de uma outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004. Veja o comunicado oficial após a tragédia.
“É com enorme pesar que a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente aproximadamente às 06h00 desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação em suas instalações fabris localizadas no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil.
Como resultado do fato, lamentamos o falecimento de 09 de nossos colaboradores. Eles são: Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Goncalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho.
Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências.
As investigações das causas do acidente estão em curso. A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.
Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui