A falsa médica, Sophia Livas de Morais, de 32 anos, presa na segunda-feira (19), após se passar por profissional de medicina cardiopata que atendia crianças e gestantes em estado grave, era formada em Educação Física, segundo a Polícia Civil. A suspeita foi detida em uma academia de Manaus (AM) e pode ser investigada por cerca de sete crimes.

A mulher costumava atender pacientes cardíacos em estado grave e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de receitar medicamentos de tarja preta, mas Sophia Livas de Morais não possuía nenhuma formação em medicina.
Segundo investigações, para acessar órgãos oficiais e se passar como médica, a mulher alegava ter parentescos com políticos e figuras públicas de Manaus. Além de atender os pacientes, a mulher também deu aulas em faculdades de medicina da região.
Carimbo de médica
Segundo o portal O Globo, o delegado responsável pelo caso, Cícero Túlio, apontou que a mulher utilizava um carimbo de uma médica verdadeira que trabalhava no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
O HUGV esclareceu em nota que Sophia Livas de Morais nunca atuou como médica na instituição e que o único vínculo com a suspeita se limitou pelo período que a mulher estava fazendo mestrado em Ciências da Saúde.
Sophia deve ser indiciada por falsa identidade, falsidade ideológica, charlatanismo, estelionato contra vúlnerável, falsidade material de atestado, exercício ilegal da medicina e curandeirsmo.
Falsa médica alega ser sobrinha de prefeito
Além de atender crianças e gestantes, a mulher que atuou como falsa médica também divulgava nas redes sociais que era sobrinha de David Almeida, prefeito de Manaus.
Sophia divulgava fotos com o prefeito de Manaus e alegava que o político era seu tio. Uma das imagens publicadas pela suspeita é de David Almeida segurando uma criança. Em outra foto, a mulher aparece ao lado do prefeito.
A prefeitura de Manaus desmentiu qualquer vínculo entre a suspeita e o prefeito em nota, segundo o portal O Globo.
Na nota, o prefeito afirmou que uma foto divulgada por Sophia, era, na verdade, uma imagem de David Almeida segurando a filha, Fernanda Aryel. A outra publicação se tratava de uma foto tirada em local público, após a falsa médica abordá-lo.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui