Curitiba - A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação contra um grupo de ‘falsos policiais’, que utilizavam fardamentos para cometer crimes na região de Curitiba. Conforme a investigação, além da farda, os indivíduos utilizavam balaclava e armamento pesado para surpreender as vítimas.

A ação ocorreu simultaneamente na capital, em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo são 14 ordens judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. Cerca de 80 policiais estiveram nas ruas em busca dos alvos e uma pessoa é considerada foragida, identificada como Kainan Wesley Batista Meira.

Falsos policiais em ação
A operação da PCPR é resultado de uma investigação conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025. Com fardamentos, semelhantes ao de policiais, os falsos agentes abordavam as vítimas e cometiam homicídios. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.
“Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter, da PCPR.
O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque. A operação tem como objetivo desarticular o grupo criminoso, interromper a cadeia de violência e ampliar a segurança nas áreas impactadas pelos crimes.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.