A filha da idosa que foi violentada dentro de um asilo em Andirá, no Norte Pioneiro do Paraná, falou sobre o crime e contou detalhes de como a mãe foi para na instituição há 10 anos atrás. O suspeito do crime foi preso nesta quarta-feira (29). 

Homem invade asilo para violentar idosa no Paraná
Homem chegou a ameaçar e segurar a idosa pelo braço em asilo (Foto: Câmera de Segurança)

Em entrevista para a RICtv Londrina, a mulher que não quis se identificar contou que a mãe sofria de uma depressão profunda e que na época ela tinha idade abaixo dos 18 anos, não tendo condições de cuidar da idosa.

“Na época que ela veio pra cá eu era adolescente e ela tinha uma depressão profunda, então não tinha condições de cuidar dela. E aí, o médico decidiu por ela aqui”, contou.

Além disso, a filha disse que a idosa violentada adorava os profissionais do asilo, mas pediu justiça e melhora na segurança da instituição. “Que a justiça seja feita. Não digo culpa. Eu acho que a segurança podia ser mais rígida. Poderia ter mais segurança”, desabafou.

Homem invade asilo e violenta idosa no Paraná

Um homem suspeito de violentar uma idosa foi preso na manhã desta quarta-feira (29), em Andirá, no Norte Pioneiro, poucas horas após o crime. Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem invade o Lar dos Velhinhos Dona Aracy Barbosa e rende a idosa, já no final da madrugada. (Assista o vídeo no final da reportagem).

Homem é preso poucas horas depois de invadir asilo  e violentar idosa, em Andirá, no Norte Pioneiro
Suspeito foi preso poucas horas depois do crime (Foto: Reprodução/RICtv)

Nas imagens obtidas pelo portal NP Diário, é possível ver o suspeito, que usava uma máscara para esconder o rosto, caminhando tranquilamente pelo asilo até encontrar a sua vítima. Em seguida, ele a empurra com violência em direção a outro corredor do lar. Depois disso, segundo a Polícia Militar (PM), o homem levou a idosa para um terreno baldio, onde a estuprou.

Ainda de acordo com os policiais que atenderam à ocorrência, funcionários do asilo que chegavam para trabalhar encontraram a idosa, que estava nua, nas proximidades do lar, e chamaram a polícia. A vítima foi encaminhada em estado de choque para o hospital, mas não corre riscos de morte.

Buscas começaram logo após o crime

“A nossa equipe esteve no local, fez a coleta de imagens, e já encaminhou essa senhora para o atendimento necessário. e desde então iniciamos diligências no sentido de localizar o autor. Ele colocou uma máscara, uma blusa, no sentido de dificultar a identificação dele. Mas, como já é uma pessoa conhecida na região, não foi difícil identificá-lo pela compleição física e até pelo jeito de andar. Portanto, foi fácil identificar o autor que tem o apelido de ‘papagaio’ e a partir disso, sabendo que ele já tinha passagens pela polícia, passamos a procurar o autor”, explica o Sargento Segantini, que coordenou as buscas ao suspeito.

Já no final da manhã, os policiais chegaram à casa do suspeito, que fugiu assim que viu a viatura da PM. “Ele pulou o muro e entrou em várias casas. Mas, nós cercamos a quadra e passamos a fazer uma varredura. Conseguimos localizar essa pessoa sobre um laje de uma casa, escondida ao lado de uma caixa d´água. Não resta dúvida de que ele é autor, até porque a vítima o reconheceu”, relata o sargento.

Suspeito cumpre pena em regime aberto e tem diversas passagens criminais

Também de acordo com a polícia, o suspeito que foi preso tem diversas passagens pelo sistema prisional e atualmente cumpre pena em regime aberto. “É uma pessoa conhecida, que tem passagens por furto, por posse de droga, furto qualificado, já é uma pessoa dada à prática da vida criminosa”, resume.

Apesar de ter quase três décadas de experiência na PM, o sargento se disse chocado com esse crime. “Eu tenho 29 anos de trabalho, mas esse é um crime que choca, que é bárbaro. Violência tanto contra criança, quanto contra idoso, é algo bárbaro, sem cabimento”.

Após ser preso, o suspeito alegou ter usado drogas ao longo de toda a madrugada, e que por isso não se recordava direito dos fatos.

Assista ao vídeo que mostra o suspeito rendendo a idosa

Suspeito puxa idosa pelo braço e a empurra com violência (Vídeo: NP Diário)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.